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- Recursos educativos digitais de divulgação da dieta mediterrânica: o caso do projeto DIMEDPublication . Plozzer, Clarissa; Silva, Bruno Mendes da; Gonçalves, Alexandra RodriguesEste estudo destaca-se pela abordagem específica da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no contexto educacional, com um foco particular nos recursos do Projeto DiMEd e pode contribuir para a compreensão dos benefícios e desafios dessas tecnologias. A Universidade do Algarve estabeleceu uma parceria com o projeto DiMEd, financiado pelo CRESC ALGARVE 20201 (Programa Operacional do Algarve), que produziu recursos pedagógicos digitais relacionados com a Dieta Mediterrânica, incluindo matérias de apoio ao professor/formador e diferentes recursos para aplicação em contexto de sala/sessão e trabalhos autónomos. Os resultados deste estudo querem evidenciar que os RED do projeto DiMEd têm um potencial significativo para enriquecer o ambiente educacional, proporcionando uma aprendizagem mais interativa, personalizada e envolvente. Considerando que a Dieta Mediterrânica (DM) é um património imaterial reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), é uma herança das civilizações que moldaram a nossa identidade cultural, língua e modos de vida, produção e alimentação, sendo crucial para a valorização e o reconhecimento da nossa cultura. Promovido pelo Centro Ciência Viva de Tavira e pela Universidade do Algarve como parceira, o projeto DiMEd tem como principal objetivo a produção e desenvolvimento de recursos educativos digitais inovadores, assentes nas diferentes dimensões da Dieta Mediterrânica. A metodologia adotada para esta dissertação segue uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa, com foco em um estudo de caso. Este desenho metodológico procura uma compreensão detalhada sobre o impacto da utilização dos recursos educativos digitais do projeto DiMEd na instituição escolar selecionada como contexto de ambiente educacional. Não obstante alguns constrangimentos, este estudo conseguiu experimentar estes recursos no contexto escolar melhorando e inovando os conteúdos da oferta formativa e contribuiu para a promoção da Dieta Mediterrânica
- Aprender com e sobre as formigas no 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo exploratórioPublication . Mendonça, Catarina Sofia Viegas; Rocha, Rute Cristina Correia daO presente estudo decorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) I, numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), numa escola do concelho de Loulé, em dois anos letivos, 2023/2024 e 2024/2025. A presente investigação pretende que as crianças de uma turma do 3.º ano do 1.ºCEB aprendam sobre as formigas, nomeadamente a sua anatomia, o modus vivendi, alimentação, reprodução e a importância destes seres vivos para o ambiente. Por conseguinte, emergiu o seguinte problema de investigação, enunciado com 3 questões: 1. Quais são as perceções iniciais dos alunos do 3.º ano sobre as formigas?; 2. Como as atividades propostas poderão facilitar a aprendizagem dos alunos?; e, 3. Como progridem as aprendizagens dos alunos acerca das formigas, durante a intervenção educativa? Para dar resposta ao problema de investigação, definiram-se os seguintes objetivos: 1. Analisar as conceções prévias dos discentes a respeito das formigas, particularmente a sua anatomia, alimentação, reprodução, comportamento, tempo de vida e organização social; 2. Compreender se as atividades propostas promovem o processo de ensino aprendizagem dos alunos, com o intuito de tornar-se numa aprendizagem significativa para os mesmos; e, 3. Investigar e compreender se houve progressão das conceções dos alunos relativamente às formigas, após a intervenção educativa. Tendo em conta o problema de investigação que norteou o estudo exploratório do presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada, posso concluir que a intervenção educativa realizada na turma do 3.º ano do 1.º CEB, permitiu que os alunos progredissem nas suas aprendizagens sobre e com as formigas. Relativamente ao “saber sobre”, observou-se um aumento considerável no número de alunos que representaram as formigas com seis patas e com olhos no seu desenho final, comparativamente ao desenho inicial. Destaca-se ainda a representação das mandíbulas nos desenho finais, algo que não foi previsto pela investigadora, mas que surgiu como resultado da intervenção educativa, o que reforça o caráter significativo dessa aprendizagem. Quanto ao “aprender com” as formigas, derivado do contacto direto com estes insetos, os alunos desenvolveram atitudes de respeito e proteção. Como medida para proteger as formigas, os alunos referiram tanto em produções orais como escritas, que não se deve pisar nem destruir os formigueiros, o que evidencia uma consciencialização ecológica resultante da intervenção educativa.
- The Update: Descontruindo o discurso de ódio online através de banda desenhada interativaPublication . Valente, Beatriz Torres; Martins, Ana Filipa; Silva, Bruno Mendes daThe Update: Desconstruindo o discurso de ódio online através de banda desenhada interativa trata-se de um artefacto desenvolvido no âmbito do PROPS – Narrativas Interativas Propõem Discurso Pluralista, projeto do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que visa promover a contenção do discurso de ódio online. A partir da investigação levada a cabo pelo PROPS, foi desenvolvida uma narrativa interativa que tem a forma de banda desenhada. Os resultados deste projeto demonstram que a banda desenhada é um meio eficaz para a apresentação de conceitos complexos e, pela natureza do seu formato, com bastantes imagens visuais que envolvem o leitor de uma forma mais participativa. Neste relatório será possível obter uma maior compreensão sobre a utilização do meio mencionado como recurso pedagógico, bem como o desenvolvimento da história The Update, que resultou na criação de uma banda desenhada interativa, com uma versão e-book/print-ready e digital, desenvolvida em WordPress.
- Comunicação digital. O caso do Gabinete de Imagem e Comunicação do Instituto Politécnico de BejaPublication . Neves, Inês Almeida das; Martins, Ana Filipalongo do estágio curricular realizado nas áreas do design de comunicação e comunicação digital no Gabinete de Imagem (Gicom) do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja). Este relatório é apresentado como trabalho final para a conclusão do mestrado em Comunicação e Media Digitais, na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. A escolha deste estágio foi motivada pelo desejo de aplicar na prática as competências adquiridas ao longo do Mestrado em Comunicação e Media Digitais, bem como pela curiosidade em conhecer e apreender mais sobre o mundo do trabalho nas áreas de design de comunicação e comunicação digital. As atividades desempenhadas durante o estágio foram enquadradas por uma revisão de literatura sobre design de comunicação e comunicação digital, permitindo uma integração prática e teórica dos conhecimentos adquiridos. Este processo facilitou a conexão e a aplicação integrada entre a teoria e a prática da profissão. O estágio englobou diversas tarefas, desde a criação de identidade visual e merchandising de eventos, à elaboração de templates, participação em projetos, criação de conteúdos de divulgação nas redes sociais, participação em feiras e outras responsabilidades, permitindo também o aperfeiçoamento das competências em programas da Adobe, como o Illustrator, InDesign, Photoshop e Acrobat. Em resumo, este estágio ofereceu uma oportunidade única para enfrentar desafios reais, desenvolver habilidades e interagir com profissionais experientes, complementando a formação académica e contribuindo significativamente para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.
- A construção de conhecimento sobre efemérides: descrição de uma intervenção pedagógica em contexto de educação pré-escolarPublication . Guerreiro, Bárbara Alexandra Pereira; Sequeira, Teresa Cosmo Domingos Maló; Paula, Maria da Glória Carriço de SantanaO presente Relatório, intitulado “A Construção de Conhecimento sobre Efemérides: Descrição de uma intervenção pedagógica em Contexto de Educação Pré-Escolar”, incide sobre o trabalho desenvolvido na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), em Educação Pré-escolar, e procura analisar e compreender a importância da comemoração das Efemérides no Jardim de Infância e verificar até que ponto as crianças constroem conhecimento quando as Efemérides são apresentadas no seu quotidiano. Nesta investigação participaram vinte e cinco crianças e respetiva Educadora de Infância, de uma instituição de Faro. A investigação tem como ponto de partida a questão de investigação – Será que a Comemoração das Efemérides proporciona a construção de conhecimento às crianças? Neste sentido, os objetivos gerais do relatório consistem em (i) averiguar se a partir da comemoração de Efemérides no Jardim de Infância as crianças desenvolvem o conhecimento e (ii) definir uma forma como a comemoração de Efemérides deverá ser realizada com base nos documentos orientadores, nomeadamente as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). Foram realizadas análises aos documentos da instituição. A partir da observação participante, recolheram-se registos fotográficos e vídeos, bem como notas de campo e reflexões, após a realização das atividades com o grupo de crianças. Verificou-se que as Efemérides são datas que se destacam no nosso calendário, estando presentes no quotidiano da instituição de educação pré-escolar e que as crianças conseguem construir conhecimento, nomeadamente cultural, valores e sentido de pertença à sociedade. Relativamente ao grupo de crianças, todas demonstraram entusiasmo e interesse pelas atividades realizadas.
- A rotina de um jornal regional num mundo digitalPublication . Cátia Rodrigues; Martins, Ana FilipaNas últimas décadas, a tecnologia tem evoluído numa velocidade crescente. Se a rádio, os jornais e a televisão marcaram o século XX, as redes sociais e os dispositivos móveis, como o computador portátil, o telemóvel ou o tablet, marcaram a forma como comunicamos no século XXI. Com a evolução, a crescente preocupação ambiental e a tendência dos mais novos (e não só) de aderirem às últimas novidades, os meios de comunicação ditos tradicionais sentiram a necessidade de se renovarem e de se adaptarem ao mundo digital para que não perdessem públicos. São várias as empresas que, ultimamente, têm vindo a fazer essas transições e mudanças. Este relatório destaca o caso do jornal algarvio Sul Informação, através do relato da experiência de estágio curricular. Este jornal foi um caso que não ficou atrás no avanço tecnológico, muito pelo contrário, nasceu em pleno crescimento do uso dos telemóveis e tablets. Criado em 2011, tornou- se um jornal online de referência no Algarve e Baixo Alentejo. Online, desde sempre, porque os seus fundadores já não viam um futuro no jornal impresso e, sabendo do crescimento do uso das redes sociais, aderiram, desde logo, ao Facebook, Instagram e Twitter. O futuro está online. No contexto atual, que mudanças têm feito os meios de comunicação para se aproximarem dos seus espetadores/leitores? Quais os esforços que o Sul Informação tem feito para se aproximar dos seus leitores e se posicionar como jornal de referência na região? Quais as suas estratégias? Como é fazer um jornal regional num mundo digital?
- Educar para a cidadania - Proposta didática sobre os Direitos das Crianças numa turma do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Firmo, Catarina Filipa Rodrigues; Borges, Maria Leonor; Sequeira, Teresa Cosmo Domingos MalóO presente Relatório foi efetuado no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), com o intuito de obter o grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, realizou-se uma investigação onde a principal questão foi: De que forma o trabalho explícito sobre os Direitos das Crianças, em sala de aula, permite educar para a Cidadania? Para dar resposta a esta questão, planeou-se uma investigação numa turma do 6.º ano de escolaridade, numa escola situada no Algarve. A turma era constituída por 29 alunos, sendo 16 do sexo feminino e 13 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade. O estudo enquadra-se numa metodologia qualitativa, com recolha de dados através de observação participante, notas de campo, gravações de áudio e registos fotográficos, inquéritos por questionários e produções realizadas pelos participantes. O estudo é constituído por quatro etapas de uma sequência didática, cada uma delas destinada ao trabalho sobre um direito, sendo eles: Direito a dar a opinião, Direito a ter uma família, Direito à vida privada e Direito à Educação. A intervenção pedagógica realizada para concretização do estudo levou à verificação do conhecimento dos alunos sobre os Direitos da Criança, à melhoria da competência de expressão e interação oral e do respeito pelo outro, a uma exploração mais concreta dos direitos acima referidos, a um aumento da discussão de assuntos relacionados com estes temas e, por fim, à observação de que as opiniões dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) são influenciadas pelos adultos com quem interagem diariamente. Os resultados do estudo evidenciam que a abordagem dos Direitos da Criança, em sala de aula, contribui para a educação em Cidadania.
- Estratégias inovadoras no ensino e aprendizagem de ciências naturais: aplicação do projeto RE.MA.C. Numa turma de 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Coelho, Débora Sofia Gonçalves; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio; Sequeira, Teresa Cosmo Domingos MalóO estudo investigativo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, na Universidade do Algarve, durante o ano letivo de 2023/2024. A investigação centra-se na análise do impacto da implementação do Modelo de Rotação por Estações na aprendizagem de conteúdos de Ciências Naturais, com especial enfoque na Biodiversidade Animal, numa turma do 5.º ano de escolaridade. Neste contexto, foram criadas e implementadas atividades do projeto internacional Erasmus+ Reinventing Mainstream Classrooms (Re.Ma.C.), ajustadas a diferentes níveis de proficiência linguística dos alunos, concebidas com distintos graus de complexidade. Relativamente às questões de investigação e objetivos definidos, a investigação adota uma abordagem qualitativa, enquadrada num paradigma interpretativo, de natureza exploratória. A recolha de dados foi realizada através de observação naturalista e participante, com registo em notas de campo, complementada por entrevistas semiestruturadas ao professor cooperante, conduzidas antes e após a intervenção pedagógica, bem como pela análise das produções dos alunos e pela aplicação de um inquérito por questionário aos mesmos. Os resultados evidenciam que a criação de ambientes educativos inovadores, em particular a adoção do Modelo de Rotação por Estações, aliado à utilização da plataforma MILAGE Aprender+, potencia significativamente o envolvimento dos alunos e facilita a aprendizagem dos conteúdos de Ciências Naturais. Além disso, verifica-se que a implementação de metodologias ativas favorece a motivação e a autonomia dos estudantes de Português Língua Não Materna (PLNM), promovendo a sua inclusão em contextos educativos multilingues, ao articular a aprendizagem da língua com o estudo da biodiversidade animal.
- O papel do Educador Social e da educação para a cidadania na formação da consciência cívica e autonomização dos jovens institucionalizadosPublication . Conceição, Beatriz dos Santos; Vilhena, CarlaOs jovens têm sido descritos pela literatura como apáticos politicamente, com um fraco sentido de responsabilidade cívica e baixos níveis de participação na comunidade. Sendo as famílias a instituição de socialização mais fundamental, os jovens institucionalizados podem enfrentar desafios acrescidos durante o seu desenvolvimento cidadão. Tendo isto em conta, foi elaborado um projeto de investigação-ação junto de cinco jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, residentes numa casa de acolhimento do concelho de Portimão, com o objetivo de compreender se as sessões de educação para a cidadania extraescolares seriam úteis na consciencialização das jovens para os seus direitos e deveres cidadãos. A análise dos dados, recolhidos através de inquéritos por questionários observação participante, e avaliação final das atividades, permitiu compreender que as jovens desconheciam muitos assuntos e temas ligados à cidadania, mas não eram completamente desinteressadas pelos seus direitos e deveres enquanto cidadãs.
- Causas do abandono dos idosos pelos seus familiares em contexto hospitalar: um olhar desde a educação socialPublication . Jerónimo, Maria de Lurdes Madeira da Luz; Anica, AuríziaO envelhecimento demográfico em Portugal tem gerado uma série de desafios sociais e económicos, destacando-se o aumento de idosos em situação de dependência e a escassez de recursos familiares e institucionais para garantir os cuidados necessários. Este estudo visa compreender as causas que levam ao abandono de idosos pelos seus familiares em contexto hospitalar, através de uma abordagem qualitativa centrada no Hospital de Faro, na região do Algarve. Esta região, caracterizada por um índice de envelhecimento elevado, reflete de forma particularmente evidente os problemas associados à falta de respostas sociais e de saúde para a terceira idade. Optou-se por desenhar um estudo de caso, tendo sido recolhidos os dados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas a pacientes internados no Hospital e a uma assistente social. Os resultados apontam para a existência de vários fatores que contribuem para o abandono de idosos, incluindo o esgotamento das famílias devido à conciliação entre vida profissional e cuidados ao idoso, a inexistência ou insuficiência de políticas públicas de apoio, e a limitada capacidade das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). Este estudo conclui que o abandono de idosos em hospitais é um reflexo das falhas nas redes de apoio social e familiar, bem como das carências nas políticas públicas. Para mitigar esta problemática, são sugeridas soluções como o reforço das políticas de cuidados domiciliários, o aumento da capacidade de resposta das ERPI e da RNCCI, e a promoção de estratégias de educação social que fortaleçam os laços intergeracionais e a responsabilidade social para com os idosos.