FEC1-Teses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FEC1-Teses by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Admissões e afetação de recursos no serviço de urgência Médico-Cirúrgica da unidade local de Saúde do Litoral Alentejano - os métodos Multibloco de Três-Vias no apoio à gestão das patologias com maior incidênciaPublication . Teixeira, João Pedro Da Silva; Castela, Guilherme; Silva, Nelson Tavares daNos últimos anos, os Serviços de Urgência (SU) em Portugal tornaram-se a principal porta de entrada no Serviço Nacional de Saúde, originando, assim, um maior consumo de recursos humanos e financeiros e ineficiências do sistema. Esta investigação tem como objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão no serviço ao nível da gestão, através da recolha e análise de informação pormenorizada do maior SU do Litoral Alentejano. Assim, foram analisadas as patologias com maior incidência no SU Médico-Cirúrgica do Hospital do Litoral Alentejano pertencente à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, durante o período 2012-2017. Pretende-se saber que tipo de influência existe entre as tipologias de utentes associados às principais patologias e os recursos disponibilizados para produção hospitalar do serviço. Deste modo, para o período em análise, foram avaliadas duas estruturas de dados: uma contendo os descritores dos utentes e outra com descritores de produção hospitalar, com a finalidade de se capturar uma co-estrutura comum que permitisse analisar a relação entre as duas estruturas. O recurso ao método COSTATIS (Thioulouse, 2011), um método exploratório multivariado de análise de dados de Três-Vias de análise destacou a influência entre as estruturas e permitiu não só criar prioridades, como também sugerir correção de lacunas, por forma a guiar medidas de gestão específicas.
- Análise dos custos de uma gestão ineficiente da agenda de um Bloco Operatório. Estudo de caso do bloco operatório do Hospital Particular do AlgarvePublication . Moreira, Jaime Matos; Coelho, Luís Miguel Serra; Peixinho, Rúben Miguel TorcatoUma boa saúde é um elemento essencial ao bem-estar económico, que tende a tornar-se mais importante para as pessoas, à medida que o seu rendimento cresce. O desenvolvimento da investigação em saúde, em particular da economia da saúde, tornou-se indispensável pela crescente necessidade de planeamento neste sector. Num cenário em que os recursos são limitados, não é possível concretizar todas as necessidades (virtualmente ilimitadas) da sociedade. Consequentemente é necessário fazer escolhas cuidadosamente fundamentadas. O presente estudo surge da necessidade de analisar o real aproveitamento dos tempos do Bloco Operatório do Hospital Particular do Algarve, avaliando o aproveitamento destes. Como objetivo principal pretende-se estimar o custo real de um subaproveitamento destes tempos. Para dar resposta ao nosso objetivo principal foi feito um estudo de caso quantitativo exploratório, de carater retrospetivo no Hospital Particular do Algarve onde se analisaram todas as cirurgias eletivas dos anos de 2021 e 2022. De acordo com a revisão da literatura, foi possível identificar que a presente estratégia de agendamento do Hospital, modified block system, parece ser a mais adequada à sua realidade. Os resultados obtidos mostram ainda que o HPA continua a ter uma margem de crescimento de perto de 25% para a sua capacidade instalada estar ocupada a 100%. Esta margem de 25% corresponde a um subaproveitamento, ao valor médio do tempo de sala português, na ordem dos 5 milhões de euros nestes 2 anos.
- Avaliação do programa integrado de participação e desenvolvimento da bela vista e zona envolvente: o programa nosso bairro nossa cidadePublication . Correia, Liliana Raquel Fernandes; Pescada, Susana; Levy, RaquelO presente relatório resulta do estágio realizado na Divisão de Habitação Pública Municipal da Câmara Municipal de Setúbal, tendo como foco principal um programa integrado de participação e desenvolvimento de bairros de habitação pública denominado Nosso Bairro, Nossa Cidade. Este programa tem como foco de intervenção os bairros de habitação pública municipal que existem na cidade de Setúbal, em particular o bairro da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Quinta de Santo António e o Bairro das Manteigadas, que constituem o território de implementação do Programa Nosso Bairro, Nossa Cidade. O principal objetivo do estágio consistiu na avaliação do programa de intervenção Nosso Bairro, Nossa Cidade a partir da realização de atividades relacionadas com o diagnóstico social, planeamento e avaliação de projetos de intervenção. Para o efeito, foram mobilizados métodos e técnicas de planeamento e avaliação, designadamente a análise SWOT, a árvore de problemas, o quadro de medidas e o inquérito por questionário. Os resultados do estágio permitiram caracterizar o programa de intervenção, proceder a um diagnóstico social da área de intervenção e avaliar os resultados do Programa social através da aplicação de um inquérito por questionário aos moradores do Bairro da Bela Vista e Zona Envolvente, participantes do Programa Nosso Bairro, Nossa Cidade. Os factos identificados no decorrer do desenvolvimento do estágio indicam que o problema principal identificado é a má imagem do bairro, quer para os moradores, quer para o resto da cidade. A partir da análise SWOT, destacam-se como principais fraquezas, a fraca adesão ao programa de algumas comunidades residentes nos bairros, falta de interesse de alguns moradores para a participação nas atividades e reuniões do programa, assim como fraca adesão da população mais jovem e, ainda, o fraco desenvolvimento das redes sociais para divulgação e comunicação do Programa. Como forças, destacam-se a relação próxima entre os moradores e as técnicas da câmara, a realização de encontros para a apresentação de propostas para a melhoria dos bairros, assim como o forte envolvimento por parte das técnicas do programa nos bairros. Na sequência dos problemas detetados, procedeu-se à definição de medidas e ações para melhorar a imagem do bairro. A partir da avaliação da satisfação dos moradores e participantes em relação ao programa, concluiu-se que devem ser definidas e implementadas estratégias voltadas para a melhoria v da qualidade de vida e integração dos moradores destes bairros, demonstrando, assim, a relevância da presença e participação de um profissional da área da sociologia na equipa de intervenção.
- A influência das temperaturas ambientais extremas nos episódios não programados da população idosa: um contributo para a gestão da saúde pública na unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do AlgarvePublication . Fernandes, Ana Raquel da Rosa; Silva, Nelson Tavares daDesde a década de 70 do século passado que a temperatura média em Portugal tem sofrido um aumento de 0,3ºC por década, tendo-se verificado os dez anos mais quentes depois da década de 90 (Agência Portuguesa do Ambiente, 2017). Nos últimos anos tem-se verificado um aumento no número de dias com temperaturas acima dos 20ºC, particularmente depois de 1976. Foi observado um aumento da ocorrência de ondas de calor, da sua intensidade e duração, especialmente na região do Algarve (Instituto Português do Mar e da Atmosfera, s.d.). A subida da temperatura ambiental sentida representa uma ameaça à saúde das populações e podem ser, inclusivamente, fatais. Dos seus efeitos resultam um aumento das admissões hospitalares por doenças relacionadas com o calor, como doenças cardiovasculares e respiratórias (American Public Health Association, 2016). É também visível uma sobrecarga nos serviços de saúde e de emergência, levando a uma falta de recursos humanos, materiais e tecnológicos, bem como o aumento da tensão sobre as infraestruturas que influenciam o bem-estar das populações. É neste sentido que o presente trabalho pretende analisar a correlação das temperaturas ambientais extremas e episódios não programados na zona de abrangência do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, uma das regiões de Portugal que mais tem sofrido com este fenómeno. Portugal carateriza-se como possuindo uma população envelhecida, dos quais 23,5% do total da população nacional possui 65 ou mais anos (PORDATA, 2023). O frio desencadeia igualmente uma maior afluência aos serviços de urgência nas estações que possuem as temperaturas mais baixas. Deste modo será comparado os seus efeitos em relação ao calor e ao número de admissões por doenças do foro respiratório. O procedimento mais tradicional é exposto através do método STATIS (Structuration des Tableaux à Trois Indices de la Statistique), proposto por L’Hermier des Plantes, 1976 e desenvolvido por Lavit, 1988 et al., 1994, tem as suas bases teóricas no trabalho Escoufier (1973). Não obstante, acreditamos que a tipologia dos dados desta investigação se enquadra na família de técnicas de análise multivariadas de dados de três vias, procedimentos exploratórios para analisar as relações entre a estrutura de uma série dematrizes de dados, como um todo.
- Measuring the effect of deprivation on primary health care performance in the nhs using data envelopment analysis and malmquist indicesPublication . Merelie, Holly Bea; Amado, Carla Alexandra E. Filipe; Santos, Sérgio Pereira dosAs desigualdades em saúde são definidas como diferenças evitáveis e injustas que ocorrem entre grupos de pessoas, sendo também importante considerar que este termo faz referência aos cuidados de saúde recebidos e à oportunidade dos indivíduos de adotarem um estilo de vida saudável (The King's Fund, 2022). Desta forma, as desigualdades em saúde envolvem: o estado de saúde, o acesso aos cuidados de saúde, a qualidade e a experiência dos cuidados, riscos comportamentais e determinantes de saúde mais alargados (The King's Fund, 2022). As desigualdades em saúde deverão ser uma preocupação central para todos os países e respetivos governos, como referido na Declaração de Alma-Ata em 1978 (WHO, 1978). Esta declaração enfatiza que os cuidados de saúde primários são um fator chave para colmatar estas desigualdades (WHO, 1978). Os cuidados de saúde primários deverão ser o primeiro ponto de contacto com o sistema de saúde, pelo que apresentam elevada responsabilidade em providenciar cuidados de saúde efetivos com uma utilização eficiente dos recursos. Os cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde Inglês (NHS) enfrentam diversos desafios, desde uma população em expansão com utentes cada vez mais idosos, com multimorbilidades (necessidades de saúde mais complexas), mudanças na complexidade das consultas, utentes com reduzida satisfação face aos cuidados de saúde, até à dificuldade de recrutamento e retenção de profissionais de saúde (Neri, Cubi-Molla e Cookson, 2022). Assim, avaliar o desempenho e implementar medidas de melhoria dos cuidados de saúde primários é de elevada importância. A técnica de Data Envelopment Analysis (DEA) tem sido frequentemente utilizada para avaliar e comparar o desempenho de sistemas de saúde e, mais especificamente, dos cuidados de saúde primários. Esta técnica tem-se demonstrado eficaz em produzir informação útil para os decisores políticos e gestores dos serviços de saúde para justificar e fundamentar as tomadas de decisão. Este facto determinou que fosse esta a técnica aplicada neste estudo para avaliar o desempenho dos cuidados de saúde primários do NHS, quanto à equidade na alocação de recursos, à eficiência dos serviços prestados e à efetividade desses serviços. Recolheram-se dados para 191 Clinical Commissioning Groups (CCGs), destes, 3 foram excluídos por falta de dados para o ano completo em estudo e 9 foram excluídos por terem sido identificados como outliers. Três modelos da técnica DEA foram analisados, o primeiro com o intuito de avaliar a equidade na distribuição de recursos humanos face à lista de utentes registados; o segundo, avaliou a eficiência dos cuidados de saúde primários, tendo em conta os profissionais de saúde presentes e a atividade por eles produzida; e o terceiro modelo avaliou a efetividade dos cuidados em reduzir admissões hospitalares e em maximizar a satisfação dos utentes. Para cada um dos modelos os resultados permitiram identificar os grupos com melhores níveis de desempenho e os grupos com piores níveis. Esta técnica permitiu também identificar unidades de referência (benchmarks) para as unidades ineficientes, pelo que seria vantajoso criar oportunidades de aprendizagem, como entrevistas, discussões de grupo e formações entre estas unidades de modo a conseguirem melhorar os seus resultados de desempenho. Após a avaliação do desempenho dos CCGs, foram calculados os Índices de Malmquist desenvolvidos por Camanho e Dyson (2006), para contrastar o desempenho de grupos. Neste estudo, este método foi aplicado com o objetivo de avaliar o efeito da privação socioeconómica no desempenho dos cuidados de saúde primários. Para tal, os 179 CCGs foram divididos em dois grupos, o primeiro grupo apresenta maior nível de privação no Índice de Privação Múltipla (IMD) e o segundo apresenta menor nível de privação. O Índice de Privação Múltipla é a medida oficial para medir privação relativa na Inglaterra, pelo que inclui 7 domínios: privação de rendimentos; privação de emprego; privação de educação, competências e formação; privação de saúde e incapacidade; crime; barreiras à habitação e serviços; e privação do ambiente onde se vive (Ministry of Housing, Communities and Local Government, 2019). Os Índices de Malmquist foram calculados para os três modelos aplicados na técnica de DEA, deste modo obteve-se o efeito da privação na equidade de afetação de recursos, na eficiência e na efetividade dos cuidados de saúde primários. No que respeita à equidade, os resultados demonstram a existência de discriminação positiva para combater a privação. Em específico, verifica-se maior afetação de recursos ao grupo de CCGs com maior nível de privação quando comparado com o grupo com menor nível de privação. Relativamente ao efeito da privação na eficiência dos cuidados de saúde primários do NHS, os resultados evidenciam que as políticas de saúde em vigor em 2019 estavam a ser eficazes na redução de desigualdades em saúde derivadas da privação, demonstrando que o nivel de eficiência e efetividade dos cuidados de saúde primários no grupo com maior privação era superior ou igual ao grupo com menor privação. Os resultados obtidos neste estudo, estão de acordo com alguns resultados obtidos por outros autores. Assim, esta informação deverá ser utilizada pelos decisores políticos para fundamentar o processo de tomada de decisão. Deste modo, é possível perceber que estas duas técnicas permitem avaliar o passado e planear melhorias para o futuro dos cuidados.
- Sistema de mensuração de desempenho: proposta de um modelo para a indústria de hospitalidadePublication . Silva, Débora; Medeiros, Denise; Cândido, CarlosAs grandes redes hoteleiras vem disponibilizando recursos financeiros para desenvolver e aperfeiçoar sistemas de informação que auxiliam na obtenção de dados para a implantação de um Sistema de Mensuração de Desempenho (SMD). Desta situação, identifica-se a necessidade de prover os gestores hoteleiros com ferramentas que os auxiliem na tomada de decisões. Assim, coloca-se como 'problema de pesquisa' do presente trabalho, a seguinte questão: quais elementos de avaliação devem compor um modelo de Sistema de Mensuração de Desempenho (SMD), com base em um sistema de gestão da qualidade, que auxilie os dirigentes hoteleiros na tomada de decisão e no monitoramento de suas metas? O objetivo foi propor um modelo de SMD adequado às empresas hoteleiras classificadas no Sistema Oficial de Classificação dos Meios de Hospedagem (SOCMH), com base em um sistema de gestão da qualidade: a NBR ISO 9001:2000, que contribuísse na tomada de decisão nas empresas hoteleiras. Como ferramenta empresarial, a medição de desempenho fornece informações básicas para o controle e a aprendizagem organizacional, tendo-se observado que, nos últimos anos, foi crescente o interesse sobre o assunto, Sabe-se que a medição de desempenho vem recebendo pouca atenção por parte da literatura especializada, Portanto, faz-se necessário o aprofundamento teórico e prático do estudo da medição de desempenho, de modo a contribuir com a melhoria das organizações, que buscam informações que dêem suporte ao seu processo de tomada de decisões. O diferencial do modelo proposto de SMD é que o mesmo é direcionado às empresas hoteleiras visando auxiliá-las, não só na implantação e no monitoramento de um conjunto de indicadores, como também no entendimento da implantação do SOCMH.
- Trail-related tourism and sustainable territorial developmentPublication . Lukoseviciute, Goda; Panagopoulos, Thomas; Pereira, Luís Nobre; Ramsey, ElaineTrail-related tourism (TRT) is major niche of nature-based tourism (NBT) that allows one to experience nature using a trail as the main recreation tool. The fundamental paradigm underlying contemporary TRT development is its sustainable development, which has been widely addressed in the literature. Sustainability comprises of three main pillars (environmental, socio-cultural, and economic), but the economic pillar in TRT has not been addressed from either theoretical or practical perspectives. The research gap on the economic performance of TRT is evident, raising doubts regarding the whole sustainability of TRT. Consequently, this thesis aims to develop a foundation for assessment of TRT economic impact and incorporate the economic dimension into the trail development and management framework, thus proposing optimization indications for a sustainable trail destination development and management plans. Applying a mixed method, stemming from inductive and deductive reasoning, the objectives of this thesis were achieved through conduction of six studies, which are presented as six separate scientific papers. The main outcomes of this thesis are: i) a roadmap of the most suitable theoretical approaches to study the economic impact of trails; ii) pioneering estimation of the income multiplier of TRT; iii) the first examination of the relationship between the stage of trail development and the income multiplier; iv) assessment of local trail-related business perceptions; v) development of a strategic management plan for trails developed in eco-cultural destinations. The major contributions of this thesis are providing the first comprehensive examination of the economic dimension of TRT and enrichment of the theoretical foundation of TRT development. The findings of this thesis provide trail-related stakeholders with theoretical, methodological and practical tools to design, implement and manage trails, which are economically successful, yet socially just and ecologically restorative, for a sustainable territorial development.