Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
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- Abordagem motivacional à exploração vocacional e à tomada de decisão de carreiraPublication . Paixão, Olímpio Manuel Lino Brás; Gamboa, Vítor Manuel PachecoO trabalho desenvolvido nesta tese de doutoramento assenta numa linha de investigação que procura analisar o lugar que os processos motivacionais ocupam nas teorias e modelos explicativos da carreira. Com base na teoria da autodeterminação, os três estudos empíricos que compõem este trabalho procuram articular e operacionalizar variáveis motivacionais e da carreira, com o intuito de enriquecer a discussão relativa à importância de se contemplar o estudo da qualidade da motivação e o seu impacto na explicação dos comportamentos vocacionais. O primeiro estudo procura alargar o trabalho de validação da escala de autonomia para a tomada de decisão de carreira, recorrendo à técnica de análise fatorial confirmatória, numa amostra de alunos de ensino secundário. Globalmente, os resultados revelam valores de ajustamento sofríveis, apesar de não apresentarem problemas a nível dos pesos fatoriais e da variância explicada e suportando a estrutura de quatro dimensões que representam os quatro tipos de motivação propostos pelo modelo teórico. O segundo estudo testa um modelo integrativo que explora a capacidade preditora da motivação autónoma e controlada na indecisão de carreira, considerando os efeitos de mediação dos comportamentos de exploração vocacional. O modelo final apresenta bons valores de ajustamento, tendo sido encontrados dois mediadores e três efeitos indiretos significativos. Por fim, no terceiro estudo recorremos à elaboração de agrupamentos (análise de clusters), com base em perfis motivacionais, analisando como se diferenciam relativamente aos níveis de suporte parental percebido, exploração vocacional e indecisão de carreira. Foram encontrados três perfis motivacionais: alunos autodeterminados, não-autodeterminados e externamente regulados. No geral, a teoria da autodeterminação apresenta qualidades que contribuem para o enriquecimento da explicação das razões subjacentes ao envolvimento nas atividades relacionadas com a tomada de decisão, bem como para a organização de intervenções de carreira que têm como objetivo a internalização dos processos vocacionais.
- Adversidade psicossocial, recursos de resiliência e qualidade de vida na adolescência: um estudo comparativo entre adolescentes portugueses e imigrantesPublication . Martinho, Selma Regina Gonçalves; Lemos, IdaO estudo dos processos psicológicos que norteiam a adolescência tem merecido nas últimas décadas particular atenção por parte da comunidade científica. Esse interesse tem-se expandido para além dos determinantes de natureza individual, considerando-se igualmente importantes a estrutura e o funcionamento da família, e as dinâmicas que a ela se associam. Por sua vez, nas últimas duas décadas, dada a relevância dos movimentos migratórios e o seu impacto na economia dos países, a investigação em Psicologia tem mostrado interesse pelos processos de adaptação e de integração psicossocial dos imigrantes. Na presente investigação definimos como objetivo principal o estudo das relações entre fatores psicológicos, psicossociais e socioeconómicos e familiares, enquanto fatores com influência na qualidade de vida e nos resultados desenvolvimentais positivos na adolescência. Pretendemos assim, compreender de que forma acontecimentos de vida considerados stressantes podem influenciar o bem-estar relacionado com a saúde na adolescência em adolescentes imigrantes. Mais especificamente, propusemo-nos analisar se estes adolescentes estão em maior risco para o desenvolvimento de problemas psicopatológicos e psicossociais, por comparação com adolescentes nativos portugueses. Para responder aos objetivos colocados participaram no presente estudo 742 adolescentes de ambos os sexos, residentes no Algarve: 390 imigrantes e 352 nativos, com idades compreendidas entre os 11 e 18 anos. Com vista à prossecução destes objetivos procedemos à adaptação de duas escalas psicométricas: a Escala de Estilos Educativos (Delgado, Jiménez, Sánchez-Queija & Gaviño, 2007) (Estudo 1) e a Escala de Avaliação da Coesão e da Adaptabilidade Familiares-III (Olson, Portner & Lavee, 1985) (Estudo 2). Para a avaliação de sintomas psicopatológicos recorremos às escalas Perturbação do Comportamento, Depressão Major, Perturbação de Ansiedade Generalizada, Perturbação Pós-Stresse Traumático, Problemas Académicos e Problemas de Autoconceito da Escala de Psicopatologia do Adolescente de Reynolds (2000), e para a análise dos recursos internos de resiliência utilizámos a Escala Healthy Kids Resilience Assessment Module (Versão 6.0) de Constantine, Bernard e Diaz (1999). Para aferir da perceção de qualidade de vida relacionada com a saúde nos adolescentes recorremos ao Kidscreen-52 (Ravens-Sieberer, 2006) (Estudo 3). Relativamente aos estudos de validação dos instrumentos, os dados obtidos relativos à EEE (Delgado et al., 2007), permitiram concluir que a escala apresenta boas propriedades psicométricas, revelando coeficientes de alfa de Cronbach satisfatórios, quer na escala total, quer nas suas subescalas. Os resultados da análise fatorial exploratória com rotação Varimax foram igualmente satisfatórios, corroborando as dimensões propostas pelos autores da versão original da EEE, confirmando assim a validade da escala enquanto instrumento com viabilidade de utilização em investigação com amostras de adolescentes portugueses. Igualmente a análise da consistência interna da escala FACES-III revelou coeficientes de alfa de Cronbach satisfatórios e a análise fatorial exploratória com rotação Varimax confirmou a estrutura fatorial do original do instrumento, atestando a possibilidade de utilização do mesmo em contextos de investigação, clinico e de intervenção. No que se refere ao Estudo 3, os resultados da análise comparativa entre adolescentes imigrantes e nativos, sugerem que os adolescentes nativos se percecionam como mais autónomos e com melhor comunicação e relacionamento com a família e grupo de pares. Por outro lado, os adolescentes imigrantes apresentam índices mais elevados ao nível Estado de Humor Geral e Papéis, comparativamente com os nativos portugueses. De entre os imigrantes, os adolescentes de origem brasileira relataram maior Controlo Comportamental por parte dos pais. Finalmente, não se evidenciaram diferenças significativas entre os dois grupos no que respeita à Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde. Estes resultados são discutidos com base numa abordagem desenvolvimental-ecológica da adolescência.
- A alegoria histórica nos filmes de viagem de Manoel de OliveiraPublication . Santos, Wiliam Pianco dos; Soares, Ana IsabelEsta investigação defende que uma análise temática, formal e conceitualmente centrada sobre O Sapato de Cetim (1985), Non, ou a Vã Glória de Mandar (1990), Viagem ao Princípio do Mundo (1997), Palavra e Utopia (2000), Um Filme Falado (2003) e Cristóvão Colombo – O Enigma (2007), títulos da autoria do cineasta português Manoel de Oliveira, pode sustentar a configuração desse conjunto fílmico enquanto corpus. À seleção em causa propõe-se a denominação filmes de viagem de Manoel de Oliveira. Os filmes de viagem de Manoel de Oliveira são caracterizados por enredos que abordam episódios passados da história global, com ênfase sobre a história portuguesa, para que, por meio do uso da alegoria histórica como recurso narrativo, possam refletir acerca da atualidade geopolítica mundial, com especial atenção sobre o contemporâneo nacional. Nos títulos que compõem os filmes de viagem de Manoel de Oliveira, sustenta-se, há recorrentemente a presença de narrativas de viagem, nas quais destaca-se a interação entre a crítica da imagem eurocêntrica como modo de compreensão da história (nacional ou mundial) e a defesa dos feitos portugueses como contribuição fundamental para a globalização planetária. O presente trabalho argumenta que o discurso narrativo dos filmes de viagem de Manoel de Oliveira está constituído filme a filme, em diálogo permanente e complementar entre os enredos em causa, em razão de uma mensagem alegórica que relaciona passado e presente, bem como a partir do proveito de narrativas de viagem e do embate entre a crítica ao discurso eurocêntrico e o elogio à diferença portuguesa.
- Amor, liberdade e sabedoria - dialética de uma construção visualPublication . Barata, Alexandre Nuno Serrão Fialho Alves; Tavares, Mirian; Santos, António Pedro Cabral dosInvestigação para desenvolvimento de projeto artístico no domínio das artes visuais, partindo da análise de obras de minha autoria, sob o nome artístico de Xana. No processo exploratório inicial sistematizei as questões conceptuais e construtivas presentes, nomeadamente: as ideias e obsessões, as atitudes operativas e os valores éticos. Na fase de execução projetual realizei uma deriva entre essa reflexão e a prática artística, num processo experimental que relacionou ideias/formas visuais, imaginação, ética e os novos lugares e contextos de intervenção. Com esta estratégia desenvolveu-se um discurso pessoal, enunciouse a postura crítica à sociedade contemporânea e exerceu-se intervenção cultural. As obras criadas neste projeto são dispositivos ativos que se relacionam com as pessoas, com o espaço, numa poética em que acontece a propagação não linear da expressão visual numa pesquisa necessariamente idiossincrática, complexa e subjetiva. Talvez, por isso, foi decidido experimentar nos trabalhos finais a ideia de labirinto. Esta investigação situa-se no âmbito da especulação analítica e da prática das artes visuais, num processo de procura do belo dialogal e convulsivo que nos permita prosseguir a construção de uma “obra aberta”, de que já falava Umberto Eco, com uma ética estética alicerçada sobre os valores do amor, da liberdade e da sabedoria.
- Aprendizagem à distância de anáfora em inglês e espanhol como línguas estrangeirasPublication . Bruscato, Amanda Maraschin; Baptista, JorgeA presente tese de doutoramento investiga a aprendizagem à distância de anáfora em inglês e espanhol como línguas estrangeiras. Analisa-se como falantes nativos de português, aprendizes de inglês ou espanhol, compreendem e produzem anáforas com antecedentes nominais em textos escritos e como diferentes modalidades de ensino à distância podem contribuir para a aprendizagem deste mecanismo discursivo. Ao todo, foram escritos 11 artigos, distribuídos em 4 seções. A primeira seção tem como foco a investigação da resolução de ambiguidade com base em um questionário online distribuído a aprendizes e falantes nativos de português, inglês e espanhol. Enquanto o primeiro texto foi um estudo-piloto realizado em Portugal, o segundo incluiu dados do Brasil, e o terceiro foi escrito após a coleta ser concluída. Nos questionários, foi possível controlar diversas variáveis para analisar como os falantes resolviam a ambiguidade anafórica. A segunda seção destina-se à revisão da literatura sobre o ensino-aprendizagem da anáfora, as teorias e métodos voltados ao ensino de línguas, e as diferentes modalidades de ensino. Estes estudos permitiram a elaboração conceitual do experimento realizado posteriormente. Finalmente, a terceira seção da tese trata do experimento realizado, que consistiu na oferta de um curso sobre anáfora nas modalidades de ensino à distância síncrona e assíncrona, com acompanhamento da aprendizagem ao longo do tempo. O primeiro artigo explica como o curso foi planejado; o segundo apresenta os resultados dos grupos nos testes de compreensão; e o terceiro avalia o curso qualitativamente. A quarta seção apresenta os corpora de aprendizagem compilados, BRANEN e BRANES, e a análise das relações anafóricas produzidas pelos estudantes ao longo de quatro testes (um pré-teste, um teste intermédio, um teste imediatamente final, e um teste de retenção após um mês). A tese conclui-se com uma sinopse dos resultados obtidos, sua discussão e uma conclusão perspectivando linhas de investigação futuras.
- Aprendizagem cooperativa em matemática: um estudo longitudinal com uma turma experimental do Novo Programa de Matemática do 2º ciclo do Ensino BásicoPublication . Santos, Maria da Conceição de Sousa Cipriano dos; Gonçalves, José Alberto MendonçaO presente estudo tem como objecto a Aprendizagem Cooperativa em Matemática, tendo-se realizado, ao longo de dois anos lectivos consecutivos, com alunos de uma turma-piloto, do 2º ciclo, do Novo Programa de Matemática (NPMEB), homologado em 2007. É o mesmo de natureza qualitativa, interpretativa e hermenêutica, perspectivado não só como um processo de investigação-acção, que visou implementar medidas que melhorassem as aprendizagens dos alunos em Matemática, mas também como um estudo de caso, que pretendeu descrever fenómenos ocorridos na turma em estudo. Tomados, como pontos de partida, o elevado insucesso na disciplina de Matemática, o qual tem vindo a contribuir para a exclusão escolar e social de muitos alunos, e as falhas na intercompreensão entre os indivíduos, que também se fazem sentir na sala de aula, foi seu objectivo ajudar os alunos a construírem um efectivo conhecimento matemático e, em simultâneo, aprenderem valores de respeito pelo próximo, com recurso à Aprendizagem em Equipas Cooperativas, nas aulas de Matemática, como estratégia de ensino-aprendizagem. Em resultado desta intervenção pedagógica, que investiguei, os alunos melhoraram as suas relações interpessoais, a sua visão de si próprios e a competência matemática, tendo atingido 100% de sucesso na disciplina de Matemática, no final do 2º ciclo.
- Arquitectura indo-portuguesa na região de Cochim e Kerala: modelos e tipologias dos séculos XVI e XVIIPublication . Silvestre, Helder Alexandre Carita; Correia, José Eduardo Horta; Thomaz, Luís Filipe Reis
- A arquitectura monástica e conventual feminina em Portugal, nos séculos XIII e XIVPublication . Teixeira, Francisco Manuel; Silva, José Custódio Vieira daOs séculos XIII e XIV constituem, em Portugal, séculos de expansão da arquitectura monástica e conventual femininas que, partindo de modelos da arquitectura realizada para homens, acabam por exibir várias especificidades, nomeadamente – e fruto da procura contemporânea da institucionalização da clausura nas comunidades religiosas femininas – a criação de dispositivos arquitectónicos de separação das comunidades do mundo exterior. O estudo das edificações monásticas femininas em Portugal nestes dois séculos assume particular importância na medida em que se provará que as mesmas foram determinantes para o desenvolvimento do Gótico no nosso país e para a sua consequente diferenciação dos restantes países europeus. O corpus desta tese abrange todos os vestígios da arquitectura monástica e conventual portuguesa neste período, apesar do estado de grande degradação em que muitas destas edificações se encontram. Dentro do corpus foi dada especial importância à análise do claustro do Mosteiro cisterciense de Santa Maria de Celas, por ser o único exemplar em território nacional de um claustro historiado. A opção por estes corpus e tema obrigou a uma análise que ultrapassou largamente as fronteiras da História da Arte e da Arquitectura e que remeteu para a História do Género e para a História da Igreja.
- Arte visual contemporáneo a través de la perspectiva de género. Exposiciones en Mendoza, ArgentinaPublication . Godoy, Maria Julia; Tavares, Mirian; Reia-Baptista, VítorNos últimos dez anos a temática de gênero tem-se tornado uma presença constante no universo das Artes e, em particular, nas obras e nas exposições produzidas na província de Mendoza na Argentina. Com este trabalho pretendemos apreender os conceitos básicos sobre gênero; feminismo; comunidade LGTBI; minorias sexuais; entre outros, tentando delimitar o período em que essas categorias aparecem e o momento exato em que passam a se relacionar de forma direta com as artes visuais e com a criação de imagens na contemporaneidade, ressaltando as correspondentes influências entre as produções, seus artistas e o contexto social na província de Mendoza. Ressaltamos as omissões da historiografia da arte que se tem encarregado, pontualmente, de excluir do relato várias artistas, provocando a invisibilidade feminina, a nível internacional e, sobretudo, na América Latina e na Argentina. O mesmo ocorre em nossa província e é por isso que apresentamos casos reais dos problemas enfrentados por alguns artistas, bem como a rejeição da temática Feminista ou LGBTI em diversas instituições locais como universidades, museus e galerias de arte. Através do estudo da arte contemporânea dedicada a temática do feminismo, do gênero e da teoria queer, fomos construindo o nosso próprio relato sobre a província de Mendoza e assim realizámos, através de um projeto curatorial, duas exposições. Este projeto, executado em 2015, permitiu-nos observar, enquanto curador, as última tendências da província de Mendoza, bem como os artistas que se debruçam sobre essa temática, para delimitar se existe ou não um estilo estético determinado e qual a relação dessa produção artística com seu próprio contexto. O nosso projeto visa, então, através de uma prática curatorial e de uma revisão teórica, perceber a relação dos estudos de gênero com as artes visuais e seus possíveis contributos no âmbito da arte contemporânea, usando, como caso exemplar, a província de Mendoza
- Atividade física e bem-estar em adultosPublication . Rodrigues, Nuno Miguel Viegas; Jesus, Saul; Vieira, Luís SérgioA ideia generalizada de que a prática frequente de atividade física representa um pilar fundamental para um melhor desenvolvimento físico, mental e social, resulta da relação consistente e positiva entre a prática de atividade física e o bem-estar na idade adulta. Estas evidências justificam que se procure estratégias efetivas de intervenção que incrementem os níveis de atividade física regular em todos os segmentos populacionais. O desafio parece iminente e de escala global. Com o objetivo principal de relacionar a prática de atividade física com o bem-estar e estados emocionais em adultos saudáveis, partimos para a realização desta investigação. Deste modo, o presente trabalho insere-se no estudo dos benefícios de um programa de iniciação à atividade física e do papel do bem-estar psicológico e do flow. Em termos operacionais, preconizamos a realização de quatro estudos empíricos diferenciados, mas interrelacionados entre si, e três revisões de literatura de suporte. As amostras nos estudos foram diferenciadas, de acordo com o número de respostas obtidas para cada instrumento aplicado e consoante os critérios estabelecidos. Os participantes adultos, uns sedentários e outros praticantes de atividade física regular responderam a um protocolo de medidas de autorrelato constituído por instrumentos validados que procuram avaliar o bem-estar e os indicadores de saúde mental. As revisões da literatura destacaram a importância decisiva da prática de atividade física na saúde física e mental e nos níveis de bem-estar. Por seu turno, os trabalhos empíricos confirmaram, na sua maioria, as hipóteses subjacentes à sua realização, ou seja, que a prática de atividade física regular tem efeitos, tendencialmente, benéficos no aumento dos níveis de bem-estar e na redução dos níveis de mal-estar. Constatámos ainda, o papel decisivo da prática de atividade física regular e do BEP na vivência de experiências ótimas ou flow. No seu conjunto, a presente investigação contribui para acrescentar informação teórica à área e abrir caminhos para novas práticas adaptadas ao momento presente.
- Atracção interpessoal numa população de estudantes universitários: um estudo do ajustamento das expectativas à realidadePublication . Pinto, José Manuel da Silva; Vieira, Luís Sérgio; Hipólito, JoãoDesta investigação fazem parte quatro estudos, acerca das expectativas sobre o que se pensa que mais atrai fisicamente o outro sexo e das escolhas relativamente ao que mais atrai fisicamente no outro sexo. O primeiro (n=117) foi uma réplica de um trabalho de Paul Lavrakas (expectativas dos homens e escolhas das mulheres) estudando-se também as expectativas das mulheres e as escolhas dos homens. O segundo estudo (n=634) foi efectuado para recolher dados para a construção de um novo questionário mais adequado à população com que estávamos a trabalhar. No terceiro (n=493) foi feita a recolha de dados através de aplicação desse questionário. O último estudo, com uma amostra de 539 pessoas, tem também objectivos que se prendem com: construção dos modelos de beleza dos dois sexos; a inclusão do próprio e do companheiro nos modelos de beleza e sobre a percepção de se o elemento de atracção física preferido se inclui no modelo de beleza, ou no estereótipo. A investigação realizou-se ao longo de 17 anos e mostra que, ao longo do tempo, parece haver algumas alterações no sentido da aproximação entre expectativas e escolhas de um sexo e as anteriores indicações do outro. Isto verifica-se quer por maior tendência das mulheres para indicarem elementos de atracção mais físicos e sexuais, quer porque os homens começam a valorizar elementos de atracção mais expressivos. Contudo mantém-se uma matriz de base mais física e sexual nos homens e mais expressiva nas mulheres.
- A atribuição de significado a escolha de carreira: os “quês” e os “porquês” de alunos do ensino superior da área de saúdePublication . Dionísio, Mónica Pó Catalão; Jesus, Saul; Vieira, Luís SérgioEste trabalho investiga a eventual relação entre a adaptabilidade de carreira, personalidade, interesses vocacionais e vivências académicas. Procuramos, assim, analisar as relações entre variáveis pessoais, em particular variáveis de natureza vocacional, variáveis de natureza pessoal, bem como algumas variáveis motivacionais, como os motivos atribuídos à escolha do curso, com a adaptabilidade de carreira de estudantes do Ensino Superior da área de Saúde. Foram inquiridos 560 estudantes dos 1º, 2º, 3º e 4º anos de formação, de todo o país, de diferentes cursos na área de Saúde e de diferentes instituições de Ensino Superior. Para a avaliação das variáveis em estudo utilizámos o Inventário de Interesses Vocacionais (Ferreira & Hood, 1995), na sua versão reduzida (Vieira & Ferreira, 2006), o BFI-10-PT (Ribeiro-Aguiar & Aguiar, 2008), o Questionário de Vivências Académicas na sua versão reduzida (QVA-R, Almeida et al.,1999, 2003; Soares et al., 2006) e; a Escala de Adaptabilidade de Carreira (CAAS, Duarte et al., 2012). Os resultados obtidos revelaram relações significativas entre os recursos da adaptabilidade de carreira e as dimensões do modelo de personalidade dos Cinco Fatores (Five Factor Model, FFM), destacando-se a conscienciosidade, que se correlaciona com todas os recursos da adaptabilidade. Os resultados sugerem que os fatores pessoais de natureza vocacional e a personalidade, as vivências académicas são as variáveis preditoras mais relevantes da adaptabilidade de carreira dos estudantes.
- Avaliação e gestão do desempenhos dos professoresPublication . Campos, Maria Paula Oliveira; Jesus, SaulA escola é das únicas organizações onde a competência e a incompetência não se distinguem, onde não existem planos de carreira diferenciadores do desempenho e onde todos sem excepção, com ou sem excelência na sua prática profissional, atingem níveis superiores pelos anos de serviço. Tomando os modelos das organizações como referencial conceptual e prático para a gestão escolar, o presente estudo efectuado numa comunidade educativa do ensino privado, tem como objectivo desenvolver um modelo de avaliação do desempenho dos professores, enquadrado num modelo de gestão do desempenho. Assim, o desenvolvimento de uma cultura de avaliação, a formação dos professores e de todos os intervenientes neste processo e o desenvolvimento de ferramentas de avaliação do desempenho, a partir da realidade concreta desta escola, foram algumas das estratégias utilizadas no modelo de avaliação 360º desenvolvido e implementado. Os resultados da avaliação do desempenho dos professores desta escola, reflectiram a gestão do seu desempenho, ou seja, o modo como o professor interage com os alunos, a percepção que os alunos e a direcção têm dessa interacção e a forma como o professor se implica nos projectos da escola, com vista ao desenvolvimento de um modelo de gestão de carreiras, promotor do desenvolvimento e da diferenciação.
- As boas práticas de ensino da escrita: representações de professores de FLE acerca das suas práticas de ensino de escritaPublication . Guerra, Joaquim Agostinho de Oliveira; Vasconcelos, Maria de Lurdes Ferreira Cabral Usera deIn Portugal, the knowledge of the teaching practices and its conceptualization by the teachers of French as a Foreign Language (FFL) is yet scarcely studied. Actually, the studies that report theorical and methodological applications in the field of the teaching of writing are mainly focused on the area of Mother Tongue education and, more recently, on EFL teaching. Therefore, this study acquires a special relevance since it enables us to know the conceptions of the FFL teachers about their teaching writing practices. We also build the theoretical construct of best practices of teaching writing, firstly through the analysis of theoretical and methodological research in this area, and secondly by asking the FFL teachers what they consider as their best practices. Data have been collected through questionnaires, sent to the schools of the Algarve region. We also concluded interviews, organized around a hidden agenda, to a small sample of the population. Data treatment included statistical analysis and content analysis. Findings reveal that the teaching of writing is still done in accordance with traditional product methodologies. Results also demonstrate that the participants have difficulties in describing their own teaching practices. Nevertheless, this study identifies teachers whose discourse indicates the development of good practices in teaching writing.
- Bodybuilders: a construção do corpo enquanto objeto artísticoPublication . Alvarez, Rafael Rodrigo Vieira; Vasques, Eugénia; Branco, AntónioBODYBUILDERS, incide na análise e reflexão em torno de um conjunto de obras e criadores cujo discurso e prática autoral se foca no corpo enquanto matéria, forma e objecto, através da sua espectacularização/especulação. A auto-representação do corpo e a construção de identidade(s)/subjectividade(s) e do lugar do outro, surgem como problemáticas centrais desta investigação, Falamos de artistas e obras que vivem de imagens construídas, coladas, esculpidas, materializadas, subtraídas, travestidas e inscritas no corpo – o corpo do artista/criador/autor, ele mesmo, corporalizadas na primeira pessoa do singular. O corpo funciona aqui como canvas, como folha em branco, palco vazio, cenário e protótipo. A investigação de cariz, transversal e interdisciplinar, parte da análise de diferentes práticas e discursos artísticos que exploram, traduzem, desconstroem, problematizam ou questionam este corpo enquanto matéria, ferramenta, media, objecto, display ou linguagem. A apropriação e o jogo de palavras implícito no título - bodybuilders, surge-nos como a metáfora que atravessa toda a reflexão, para pensar e debater um corpo, que é simultaneamente construção, conceito, objecto e representação, problematizando um mundo pós-moderno de paradoxos e paradigmas. Reflecte-se de igual modo, sobre as implicações que tais alterações de paradigmas, inferem nas práticas artísticas contemporâneas, no espaço social e nas políticas corporais, dando relevância as suas dimensões éticas, políticas e estéticas. Os corpos que ocupam os palcos que aqui se investigam, são devedores das heranças da filosofia de Foucault e de Arendt (entre outros), e estão, sob influência dos contributos da teoria crítica feminista, dos estudos de género, dos cultural studies e do pós-colonialismo. O corpo destes bodybuilders é um corpo utópico mas real, e é nesse sentido que se conduz esta reflexão, procurando entender e problematizar o lugar de interpelação do real a que a criação artística convida, numa mediação constante dos nossos modos de ver o outro e a nós mesmos. O corpo que aqui se convoca, é um corpo ready-made, de espelhos e vontades de representação/transformação do mundo. É um corpo de alteridades, pluralidades e liberdades.
- Brasilienses aurifodinae: o ouro e a literatura didáctica no Brasil setecentista - texto e tradição literáriaPublication . Mariano, Alexandra de Brito; Haskell, Yasmin; Chaves, Vania Pinheiro; Nogueira, Adriana
- Burnout e estilos de vida em profisionais de saúdePublication . Pacheco, José Eusébio Palma; Jesus, Saul Neves deEste trabalho baseia-se na convicção de que o burnout e os estilos de vida estão associados, podendo interferir no bem-estar e na saúde. Neste sentido, para um primeiro estudo, foi delineada uma pesquisa de tipo exploratório e descritivo, tendo como objectivo identificar e analisar os factores de burnout, os estilos de vida e, ainda, as estratégias de coping utilizadas pelos profissionais de saúde, e estabelecer uma relação entre estas variáveis. Um segundo estudo longitudinal foi desenhado tendo como objectivo a importância da formação na promoção de estilos de vida saudáveis. A amostra foi constituída por 357 profissionais de saúde de dois hospitais para o primeiro estudo. Para o segundo estudo a amostra foi constituída por 16 enfermeiras de um Centro de Saúde, dependendo da disponibilidade e acessibilidade dos profissionais destas instituições. Previamente realizámos estudos de campo e uma revisão bibliográfica pertinente para esta temática, definindo um quadro teórico que permitiu estabelecer as hipóteses estudadas. Dos resultados obtidos evidenciam-se os seguintes aspectos: - dos profissionais de saúde, 23,8% apresentam elevados níveis de exaustão emocional, 24,9% de despersonalização e 39,2% de realização pessoal; - o estilo de vida nos profissionais de saúde de uma forma geral influencia o burnout; - o estilo de vida nos médicos influencia a exaustão emocional e a realização pessoal, não influenciando a despersonalização; - nos enfermeiros o estilo de vida influencia a exaustão emocional e a despersonalização, não influenciando a realização pessoal; - a satisfação com os estilos de vida influencia nos médicos a exaustão emocional e a realização pessoal e nos enfermeiros a exaustão BURNOUT E ESTILOS DE VIDA EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE JOSÉ EUSÉBIO PALMA PACHECO 8 emocional, a despersonalização e a realização pessoal; - a frequência nas relações interpessoais nos profissionais de saúde influenciam a exaustão emocional e a realização pessoal; - o tipo de organização hospitalar nos profissionais de saúde não influencia o burnout; - nos profissionais de saúde o coping centrado no controlo influencia a realização pessoal; - nos profissionais de saúde o coping centrado no escape influencia a exaustão emocional e a despersonalização; - a formação influencia os estilos de vida conduzindo a uma melhor percepção do estilo de vida, a relações interpessoais mais satisfatórias e a um consumo de substâncias mais adequado.
- Caracterização cognitiva de perfis de leitores: o estudo da ortografia portuguesaPublication . Pacheco, Andreia; Reis, Alexandra; Petersson, Karl MagnusA evolução humana permitiu algumas conquistas culturais, como a compet~encia aprendida formalmente para (des)codificar linguagem escrita, ato que implica um elevado grau de complexidade em termos de atividade cerebral. Apesar de variados estudos procurarem compreender os processos cognitivos e os correlatos cerebrais da leitura, impõe-se ainda a compreensão das dificuldades que muitas crianças revelam, não obstante níveis de inteligência normais e oportunidades educativas ajustadas.
- Cartas ao editor: construções discursivas do eu e do outro na imprensa regional algarvia em língua inglesaPublication . Pereira, Elisabete Cristina Figueiras Ribeiro de Jesus; Mattos-Parreira, Merja de; Torkington, Kathryn MaryEsta tese apresenta um estudo interdisciplinar sobre o modo como a comunidade britânica no Algarve representa discursivamente a identidade e a alteridade em cartas ao editor recolhidas em jornais em língua inglesa e dirigidos a esta comunidade. A crescente comunidade de britânicos no Algarve faz parte de uma tendência migratória contemporânea denominada Lifestyle Migration, com práticas e objetivos diferentes da migração mais economicamente motivada. Esta forma de migração é geralmente empreendida por indivíduos relativamente afluentes, a tempo inteiro ou parcial, para locais que são percecionados como oferecendo melhor qualidade de vida. A partilha de um projeto e repertório comuns faz com que possamos considerar a comunidade de leitores/escritores como uma comunidade de prática, em que os membros negoceiam significados no âmbito da construção de novas ‘classed identities’ no espaço algarvio. O presente estudo insere-se no âmbito dos Estudos Culturais, usando uma abordagem de Análise Crítica do Discurso. Para a análise do corpus recorre-se a uma conjugação de metodologias, nomeadamente Teoria do Posicionamento e Abordagem dos Atores Sociais, que possibilitem revelar posicionamentos e temas recorrentes e explicar os efeitos que certas escolhas discursivas têm na formação de uma identidade atribuída ao ‘eu’ e ao ‘outro’. A ‘Appraisal Theory’ será o outro recurso metodológico, cujo objetivo será permitir analisar as avaliações e julgamentos que os leitores/escritores fazem do ‘outro’. A importância das cartas ao editor enquanto esfera pública democrática para identificar assuntos de preocupação e interesse ou ventilar desabafos será outro aspeto discutido neste estudo. Embora a razão de ser das cartas ao editor seja incluir o leitor, a participação no espaço de debate poderá não ser acessível a todos. Este estudo pretende demonstrar que a construção discursiva da identidade e alteridade esconde correntes ideológicas ou ‘master narratives’, no que diz respeito ao projeto migratório, de pertença e de ‘becoming’, levando à criação de grupos, inclusivos ou exclusivos e reforçando a semelhança ou diferença entre indivíduos.
- Cinema, propaganda e poder: o Cine Jornal Brasileiro na era VargasPublication . Americano, Álvaro Eduardo Trigueiro; Silva, Bruno; Leal, Paulo Roberto FigueiraOs primeiros 40 anos do século XX foram marcados como um tempo de intensa ebulição política, social e econômica. No espaço de pouco mais de quatro décadas o mundo assistiu, como em um filme de suspense, o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, em especial o cinema, os horrores provocados por duas Grandes Guerras Mundiais, o Crash da Bolsa de Nova Iorque e a Grande Depressão, que afetaram a maioria dos países. Foi a época da entrada em cena de novas ideologias e doutrinas – à esquerda e à direita –, a tomada do poder por movimentos autoritários e/ou totalitários, que provocaram a queda de democracias parlamentares, com a eclosão em grande escala dos sentimentos nacionalistas, antiliberais, anticomunistas e, muitas vezes xenófobos. Principalmente após o uso da propaganda durante da Iª Grande Guerra, suas técnicas e estratégias passaram a ser incorporadas de forma definitiva para conquista e legitimação da ideologia dos grupos que alcançavam o poder. Nossa tese trata desse momento histórico, especialmente no Brasil, que assistiu e foi influenciado pelos acontecimentos mundiais. O país foi abalado no início dos anos 1930 por uma revolução que decretou o fim do poder das oligarquias que dominavam a política brasileira desde o século XIX. Alçado à condição de líder revolucionário, o então presidente do Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas, assumiu o governo interino do país. Revoltas e tentativas de golpe marcaram seu período no poder e ajudaram a desembocar na decretação do “Estado Novo”. O regime, que durou de 1937 a 1945, se caracterizou como uma ditadura, com plenos poderes do Presidente da República, fechamento do Congresso Nacional, censura aos meios de comunicação e uma intensa propaganda ideológica, espelhado nos projetos dos regimes totalitários da Europa, em especial Itália e Alemanha, países com os quais apresentou proximidade ideológica. A partir do Cine Jornal Brasileiro (CJB), com a mobilização de técnicas e instrumentos da Análise de Conteúdo, apontamos alguns dos componentes ideológicos que nortearam o projeto estadonovista, com destaque para a busca pela modernização, via industrialização do país, a negação dos conflitos entre trabalhadores e proprietários dos meios de produção, a busca da unidade nacional orientada pelo Estado forte e centralizado, a construção e exaltação da personagem do líder/pai, desempenhada por Getúlio Vargas e o estabelecimento do diálogo do regime e a sociedade, que produziu e sustentou o poder exercido pelo “Estado Novo”.