Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
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Browsing Faculdade de Ciências Humanas e Sociais by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
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- Acolhimento, integração e socialização dos novos trabalhadores da Câmara Municipal de LouléPublication . Carmo, Diane Gonçalves; Neto, Maria Manuela; Monteiro, Ileana PardalAo longo dos anos a Administração Pública, sofreu diversas mudanças na forma de gerir os seus Recursos Humanos. Valorizar os trabalhadores, proporcionar o bem-estar e a socialização dos mesmos, bem como criar ambientes de trabalho saudáveis e positivos são os objetivos da nova gestão pública. O processo de acolhimento, integração e socialização dos novos trabalhadores, é considerado para as organizações públicas uma mais-valia, para aumentar a qualidade dos serviços públicos e a eficiência e eficácia dos mesmos. O presente relatório visa ilustrar as tarefas desenvolvidas durante o estágio, bem como os quatro projetos elaborados no domínio dos Recursos Humanos, na Câmara Municipal de Loulé, mais propriamente na Divisão de Gestão de Pessoas e da Qualidade. O Manual de Acolhimento é um dos principais projetos. Este projeto requereu muita pesquisa e estudo para ser uma ferramenta útil, facilitadora e criativa. O principal objetivo do Manual é dar a conhecer aos futuros trabalhadores a Autarquia e outras informações que lhes possam ser relevantes. Foi realizado como segundo projeto, um Programa de Acolhimento, com o intuito de acolher e integrar os novos trabalhadores de uma forma dinâmica e diferenciada. O terceiro projeto constou de uma criação de uma ferramenta útil para facilitar o acompanhamento dos novos trabalhadores ao longo do processo de integração, designadamente o Follow Up. Pela necessidade e inexistência do mesmo, foi elaborado um quarto projeto, o Manual Técnico do Procedimento Concursal, para prestar apoio aos membros do júri ao longo do processo de Recrutamento e Seleção, mais precisamente o Procedimento Concursal. Os quatro projetos foram realizados e acompanhados por diversas técnicas de investigação, como a observação direta, a análise documental e as entrevistas estruturadas aos trabalhadores da organização. Pretendeu-se com a elaboração dos mesmos contribuir para melhorar o processo de Acolhimento, Integração e Socialização dos novos trabalhadores. Os projetos encontram-se disponíveis e prontos a serem utilizados.
- Acolhimento, integração e socialização. Manual de acolhimento para o pessoal não docentePublication . Martinho, Dália Maria Matias; Monteiro, Ileana PardalEste projeto resulta, em parte, de um interesse pessoal e tem como principal objetivo contribuir para melhorar o Acolhimento e Integração do Pessoal Não Docente das Escolas. A realização de um bom processo de Acolhimento e Integração, independentemente da função que o colaborador desempenhe, é preponderante para o seu sucesso no novo local de trabalho que o acolhe. A gestão do Pessoal Não docente das Escolas é atualmente uma temática controversa, cuja legislação aplicável, nem sempre é a mais explícita e elucidativa. A transferência de novas competências em matéria educativa para as Autarquias, por parte da Administração Central veio, em certa medida, acrescer aos Municípios uma série de responsabilidades, que têm que ser geridas em parceria com os Órgãos de Gestão dos Agrupamentos de Escolas. Às divisões de Recursos Humanos dos Municípios, por entre outras funções de cariz administrativo, compete o recrutamento e seleção, da maioria, destes trabalhadores que, posteriormente, são encaminhados para os diversos Agrupamentos de Escolas onde lhe são atribuídos os cargos a desempenhar. A socialização destes trabalhadores, nem sempre, ocorre da melhor forma. Facto, esse, que se deve, em larga medida, à ausência de Programas de Acolhimento adequados às necessidades apresentadas pelos mesmos. Com base no testemunho destes trabalhadores, e após se aferir, a opinião dos responsáveis pela gestão dos Recursos Humanos da Autarquia e dos elementos pertencentes aos Órgãos de Gestão dos Agrupamentos de Escolas, surgiu a necessidade da elaboração de um Manual de Acolhimento. Esta ferramenta servirá como apoio e facilitação do processo de socialização dos novos colaboradores a serem integrados nas Escolas, por parte da Autarquia.
- Acontecimentos de vida negativos e ideação suicida: o papel moderador do otimismo em jovens universitáriosPublication . Lapa, Vanessa Isabel Viegas; Brás, MartaO suicídio é um processo complexo, que se inicia com a ideação suicida e pode terminar no ato suicida. É um grave problema de saúde pública, sendo a quarta maior causa de morte entre os jovens a nível internacional e a segunda principal nos estudantes universitários. Destaca-se a importância de compreender o papel dos fatores de risco e protetores, de modo a implementar estratégias preventivas eficazes. Os acontecimentos de vida negativos (AVN) têm sido identificados como fatores de risco significativos para a ideação suicida. Contudo, a literatura é parca e inconsistente sobre o papel moderador de fatores protetores, como o otimismo, na mitigação do impacto dos AVN na ideação suicida. O presente estudo pretende analisar a relação entre a história de AVN e a ideação suicida e se o otimismo disposicional poderá funcionar como um moderador na relação entre estas duas variáveis. Participaram 80 estudantes universitários, entre os 18 e os 30 anos, que responderam a um Questionário Sociodemográfico, ao Inventário de Ideação Suicida Positiva e Negativa, ao Questionário de Trauma de Infância – Versão breve e ao Teste de Orientação de Vida – Revisto através de uma plataforma digital de recolha de dados. Os resultados indicam que os AVN predizem significativamente a ideação suicida. Verifica-se também que o otimismo se relaciona de forma negativa e significativa com a ideação suicida e que o otimismo não modera a relação entre os AVN e a ideação suicida. Na globalidade, os resultados foram ao encontro da literatura, enaltecendo que os AVN conferem risco para a ideação suicida e que o otimismo age como um fator protetor, embora não tenha um papel moderador. Conclui-se assim que tanto os AVN, quanto o otimismo estão inversamente associados com a ideação suicida. A vivência de AVN está associada a um aumento significativo nos níveis de ideação suicida, enquanto maiores níveis de otimismo estão relacionados a menores níveis de ideação suicida. Neste sentido, é essencial promover programas de apoio e intervenção que visam fortalecer o otimismo como parte da promoção da saúde mental.
- Acontecimentos negativos na infância, problemas psicopatológicos e competências percebidas de resiliência em adolescentes institucionalizadosPublication . Barracosa, Lúcia André do Carmo; Lemos, IdaA institucionalização pressupõe a exposição precoce a fatores de risco psicossocial que marcam o desenvolvimento das crianças, colocando-as numa situação de maior fragilidade emocional e suscetibilidade ao desenvolvimento de problemas psicopatológicos. A presente investigação teve como objetivo principal comparar adolescentes com idades entre os 11 e os 22 anos, acolhidos em instituições (N=138) com adolescentes que residem com as suas famílias (N=91) em relação às competências de resiliência e a indicadores de psicopatologia. As relações entre essas variáveis e a perspetiva temporal dos adolescentes foram também estudadas. Nesse sentido foram aplicados os seguintes instrumentos: escala Healthy Kids Resilience Assessement Module (HKRAM- versão 6.0), Brief Symptom Inventory (BSI), o Inventário de Perspetiva Temporal e um questionário de dados sociodemográficos. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se a existência de diferenças significativas entre os dois grupos relativamente à manifestação de sintomas psicopatológicos, com o grupo de adolescentes institucionalizados a revelar maior prevalência de sintomas de Somatização, Ansiedade, Hostilidade, Ansiedade Fóbica e Psicoticismo. Relativamente à escala HKRAM, esta permitiu concluir que, no global, os adolescentes a viver em contexto institucional percebiam-se menos resilientes, comparativamente aos adolescentes em contexto familiar. Ao nível da perspetiva temporal, os adolescentes institucionalizados apresentaram pontuações mais elevadas nas escalas Orientação para o Futuro e Orientação para o Passado, comparativamente aos valores de referência para a população geral. Atendendo às conclusões obtidas, salientamos a necessidade de uma melhor intervenção das instituições na promoção da saúde mental dos adolescentes, procurando otimizar os seus recursos de resiliência, de forma a permitir-lhes o melhor ajustamento possível. Reforça-se, no entanto, a premissa de que o acolhimento institucional, embora necessário para garantir os cuidados essenciais às crianças que deles estão privadas, não se constitui a melhor opção para um desenvolvimento equilibrado, devendo apostar-se em intervenções direcionadas às famílias em risco psicossocial, evitando medidas de institucionalização.
- Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultosPublication . Vitoriano, Andreia Susana Marquês; Gamboa, Vitor Manuel PachecoCom a presente investigação pretende-se contribuir para uma melhor compreensão da relação entre os construtos de adaptabilidade, autoeficácia e de empregabilidade percebida, pelo facto de estes construtos serem referenciados como ferramentas essenciais no desenvolvimento e gestão da carreira. A literatura tem destacado a importância das experiências de trabalho e do percurso de formação na promoção de competências facilitadoras da transição para a vida profissional, embora os resultados dos estudos empíricos não sejam suficientemente conclusivos. Pretende-se com este estudo, abranger uma população ainda pouco estudada por se situar em percursos de formação alternativos, sendo esta a população adulta a frequentar uma escola secundária. O presente estudo (N = 51; 54.9% sexo feminino; 45.1% sexo masculino) teve como objetivo analisar a existência de diferenças em função do tipo de percurso frequentado pelo participante (aprendizagem ou reconhecimento de competências), relativamente às variáveis: adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição para o trabalho e empregabilidade percebida, tendo em conta o motivo pelo qual o participante pretende elevar a escolaridade. Os resultados dos valores médios das variáveis sugerem a existência de diferenças entre o tipo de percurso frequentado, no entanto, através da análise de correlações e variância, não foi possível confirmar a existência destas diferenças, logo não foi possível confirmar a hipótese geral deste estudo. Por fim, são discutidas as implicações destes resultados e limitações do estudo.
- Adaptação e validação do carga mental questionnaire (CarMen-Q) para uma amostra de trabalhadores portuguesesPublication . Mestre, Cláudia Patrícia Martins; Viseu, JoãoA carga mental, pode ser considerada um risco psicossocial, que afeta negativamente a saúde física e mental dos trabalhadores. De forma a colmatar este risco, é necessária a implementação de medidas em que o empregador é a chave, permitindo melhorias na saúde e no bem-estar laboral dos trabalhadores. A recolha de dados feita respeitou todos os pressupostos éticos de uma investigação e procurou dar resposta ao objetivo geral: contribuir para a adaptação e validação do instrumento Carga Mental Questionaire (CarMen-Q) numa amostra de trabalhadores portugueses. Especificamente, pretendeu-se avaliar as propriedades psicométricas do CarMen-Q, testando a validade convergente através das dimensões exigências quantitativas, exigências cognitivas, exigências emocionais e ritmo de trabalho do Copenhagen Psychosocial Questionnaire (COPSOQ- II). A validade de critério foi examinada através da relação que as dimensões do CarMen-Q estabeleceram com os conceitos de satisfação no trabalho, engagement no trabalho, exaustão emocional, performance no trabalho, stresse, clima de segurança psicossocial e caraterísticas individuais (i.e., traços de personalidade). Por último, a fidelidade foi calculada através de dois coeficientes, alfa de Cronbach e Composite Reliability. Verificou-se a existência de validade fatorial, quanto à validade convergente apenas para as dimensões exigências emocionais e temporais atingiram valores de Average Variance Extracted (AVE) iguais ou superiores a .50. No que diz respeito à validade de critério, a carga mental estabeleceu uma correlação negativa e estatisticamente significativa com o clima de segurança psicossocial, conformidade com a segurança e satisfação no trabalho; e uma correlação positiva e estatisticamente significativa com a exaustão emocional, o stresse, a ansiedade, a depressão, o neuroticismo e a abertura à experiência. Por último, os valores de fiabilidade para as dimensões e constructo de carga mental foram superiores a .70, demonstrando que esta é uma ferramenta fiável.
- Adaptação Portuguesa da Escala Short Dark Tetrad (SD4) para a população adultaPublication . Rodrigues, Julieta Inês Ramos Rodrigues; Martins, Ana Teresa; Faísca, LuísA escala Short Dark Tetrad (SD4) foi desenvolvida por Paulhus, Buckells, Trapnell & Jones, (2020), com o objetivo de avaliar os quatro traços da personalidade que formam a constelação Dark Tetrad: Maquiavelismo, Narcisismo, Psicopatia e Sadismo. A criação desta escala visa minimizar a sobreposição das subescalas, enfatizando as características únicas de cada componente, através de uma escala curta. O presente estudo tem como objetivo estudar as características psicométricas da SD4 na população adulta portuguesa, visando a adaptação e validação da escala. A amostra era composta por 296 sujeitos adultos de nacionalidade Portuguesa com uma média etária de 25.04 anos (DP=7.317). Para além da versão portuguesa da SD4, os participantes também preencheram um questionário sociodemográfico e outros instrumentos como o Dirty Dozen, NEO-FFI, VAST e IRI. Para o teste-reteste, 61 voluntários preencheram a SD4 uma segunda vez, com intervalo de aproximadamente 15 dias entre as duas aplicações. A estrutura interna da adaptação portuguesa da SD4 foi analisada através da análise Fatorial Confirmatória, tendo o modelo original em quatro dimensões alcançado um ajustamento satisfatório. A análise da fiabilidade (alfa de Cronbach e estabilidade temporal) e da validade (convergente, discriminante e de construto) das medidas remete para características psicométricas aceitáveis, nomeadamente ao nível da consistência interna e da validade.
- Adaptação portuguesa da movie for the assessment of social cognition (MASC)Publication . Carvalho, Eduardo Volskis de; Faísca, LuísA Movie for the Assessment of Social Cognition (MASC; Dziobek, 2006) tem sido considerada uma medida para avaliar a mentalização com forte utilidade científica. Estudos anteriores têm encontrado boas propriedades psicométricas, considerando-a uma medida ecologicamente válida da cognição social. Do nosso conhecimento, em portugal, não existe nenhuma adaptação da MASC nem existem medidas alternativas para avaliar o construto de mentalização. Neste contexto, tivemos como principal objetivo analisar as propriedades psicométricas da versão portuguesa da MASC. Para o efeito, procedeu-se, num primeiro momento, à tradução da MASC, tendo-se procedido à avaliação da sua fiabilidade e validade (recorrendo à escala Mentalization Questionnaire; Hausberg et al., 2012), numa amostra de 78 universitários portugueses com ausência de doenças psiquiátricas e neurológicas. Foram obtidas pontuações médias de acerto semelhantes às encontradas em estudos anteriores assim como indicadores satisfatórios de estabilidade temporal. Foi registada, ainda que de forma modesta, uma correlação positiva com a medida de autorrelato de mentalização. Ao contrário do esperado, o indicador de consistência interna da MASC-PT não foi satisfatório (α = .55) e a estrutura fatorial extraída não foi passível de interpretação clara. Estes resultados levantam-nos questões acerca da validade desta adaptação portuguesa que serão discutidos neste trabalho. Mais estudos deverão ser conduzidos com o intuito de investigar a consistência interna da medida e estrutura fatorial em outras amostras de participantes saudáveis e em estudos diferenciais com participantes clínicos.
- A administração do concelho de TaviraPublication . Monteiro, António Manuel Segura; Mariano, Alexandra de BritoO presente trabalho visa contribuir para o conhecimento e desenvolvimento histórico da Administração do Concelho e do cargo do Administrador do Concelho em Tavira, centrando–se em dois aspetos principais: por um lado, na caracterização institucional da Câmara Municipal e do Arquivo Municipal de Tavira (AMT), salientando o enquadramento histórico e evolução administrativa de ambas. Por outro lado aprofundar o estudo do fundo documental “Administração do Concelho de Tavira”, à guarda no AMT, visando identificar quem foram os Administradores que exerceram o cargo, apresentando as suas tomadas de posse e exonerações no município de Tavira, explicitar as suas competências e funções com base na legislação vigente à época, descrever de acordo com as normas arquivísticas existentes, a documentação pertencente ao referido fundo e por fim elaborar e difundir o inventário (instrumento de descrição arquivística).
- "Afloramentos monumentalizados" da região de Lafões: estudo de um novo tipo de sítio pré-histórico, na necrópole da Malhada do Cambarinho (Vouzela, Viseu)Publication . Oliveira, Hugo Ricardo Marreiros Neto de; Carvalho, António FaustinoO objetivo desta tese é conhecer melhor o ‘afloramento monumentalizado’, no sítio arqueológico da Malhada do Cambarinho, um novo tipo de monumento, provável local cerimonial/cultual, relacionado com as práticas funerárias realizadas nos dólmenes próximos. Trata-se do estudo de um tipo inédito de monumentos cerimoniais, simbólicos/rituais, os ‘afloramentos monumentalizados’, para o qual não se conhecem, até ao momento, paralelos no nosso país, conhecendo-se apenas um sítio idêntico estudado, nas ilhas britânicas, no sítio de Strathtay, na Escócia. A Malhada do Cambarinho situa-se numa bacia de montanha, no extremo setentrional da Serra do Caramulo, onde nasce o Rio Alfusqueiro, um subafluente do rio Vouga, o que contribui para que haja abundante água no local, possivelmente um fator favorável para a sua ocupação e exploração desde o Neolítico. A ladear este sítio, existem várias cumeadas graníticas, onde se encontram diversos monumentos tumulares e rituais datados da pré-história e da proto-história. Um deles é o ‘afloramento monumentalizado’ em estudo. Os ‘afloramentos monumentalizados’ são formações rochosas naturais localizadas em pontos limítrofes junto de necrópoles de tumuli megalíticas e proto-históricas, que foram transformadas em locais cerimoniais/cultuais através da execução de gravuras ("covinhas" ou cup-marks), em torno dos quais se construíram cairns de diâmetros e espessuras variáveis.
- Ajustamento ao ensino superior em estudantes de Cursos Técnico Superior Profissional (CTeSP): efeito da exploração de carreira e da empregabilidadePublication . Rosa, Catarina Martins; Gamboa, Vítor Manuel PachecoOs Cursos Técnico Superior Profissional (CTeSP) surgem, no Ensino Superior (ES) português, como uma modalidade de formação profissionalizante, de curta duração. Considerando a crescente expressão destes cursos no ES, parece-nos pertinente analisar o efeito de variáveis de carreira, designadamente o papel das expetativas, recursos de empregabilidade e da exploração de carreira, no processo de ajustamento ao ES, tendo como indicadores a satisfação com o curso e de intenções de abandono, sendo este o objetivo principal deste estudo. Participaram 217 estudantes do 1º ano dos CTeSP, nomeadamente 171 da Universidade do Algarve (78.8%) e 46 da Universidade da Madeira (21.2%). Destes, 159 indivíduos do género masculino (71.9%) e 26.7% do género feminino, com idades compreendidas entre os 17 e os 76 anos de idade (M= 22.00; DP= 7.13). A empregabilidade percebida foi avaliada com recurso à Self-perceived Employability Scale, em duas dimensões, os recursos de carreira através da Medida Multidimensional de Empregabilidade (Lo Presti et al., (2019) adapt. Silva et al., 2023), e a exploração de carreira através da Career Exploration Survey (CES) (Stumpf et al., 1983; adapt Taveira (1997), e o ajustamento ao Ensino Superior, o qual resultou de dois indicadores, a satisfação e as intenções de abandono. Para analisar o efeito das expetativas de empregabilidade, dos recursos de carreira e da exploração de carreira (variáveis independentes) na satisfação e nas intenções de abandono (variáveis dependentes), foram calculadas equações de regressão. Os modelos testados explicam 71% da Satisfação com o Curso e 50% das intenções de abandono. Emergem como preditores individuais significativos da satisfação: o capital humano e desenvolvimento profissional (β=.39, p<.01), a empregabilidade interna (β=.22, p<.05), e a empregabilidade externa (β=.21, p<.01). Emergem como preditores individuais significativos das intenções de abandono: as expetativas referentes à entrada no mercado de trabalho após a conclusão do curso (β=-.27, p<.01); e a exploração do meio (β=.38, p<.01). Estes resultados sublinham a importância das variáveis da carreira no ajustamento ao Ensino Superior, nesta modalidade de formação.
- Alexitimia, processo de regulação emocional dual e problemas nas relações interpessoais: estudo exploratório na população com perturbação de uso de substânciasPublication . Falcato, Deise Raquel Garcia; Janeiro, LuísA alexitimia e a desregulação emocional são características das Perturbações de Uso de Substâncias (PUS) que têm consequências a nível das relações interpessoais. O presente estudo tem como objetivo (1) caracterizar a população com PUS nas dimensões do processo de regulação emocional e nos problemas destas pessoas nas relações interpessoais; (2) analisar a relação entre a alexitimia e os problemas nas relações interpessoais mediada pela regulação emocional implícita e a regulação emocional explícita (supressão e a reavaliação). Para tal, foi recolhida uma amostra de quarenta e quatro indivíduos com diagnóstico de PUS que se encontravam em tratamento em regime de internamento. A recolha foi realizada através de instrumentos de autorrelato para avaliar a alexitimia, as estratégias de regulação explicitas e os problemas nas relações e uma tarefa em computador que avalia a capacidade de regulação emocional implícita. Os sujeitos com PUS apresentaram características alexitimicas, dificuldades a nível da regulação emocional implícita, recurso à supressão em detrimento da reavaliação e mais problemas nas relações interpessoais quando comparado com a população geral. Apesar de não se ter verificado a hipótese de mediação testada, constatou-se que a reavaliação e, parcialmente, a supressão, moderaram a relação entre a alexitimia e os problemas nas relações interpessoais. Conclui-se que para melhorar a qualidade das relações destes sujeitos, é necessário ajudá-los a reconhecer as suas emoções e a utilizar a reavaliação ao mesmo tempo que restringem o uso da supressão, dado o efeito adaptativo da primeira e o desadaptativo da segunda.
- Ambientes de trabalho: uma perspetiva multigeracional sobre valores de trabalho e perceções entre geraçõesPublication . Machado, Teresa Andreia Almeida; Sousa, CátiaAtualmente, as organizações têm no seu capital humano trabalhadores de 3 gerações distintas. Quando associada a comportamentos característicos de cada faixa etária, a idade consiste num elemento distintivo entre grupos de trabalhadores. A multigeracionalidade pode ter impactos positivos e negativos na liderança e na gestão de recursos humanos, na medida em que a identidade geracional pode ser suscetível de determinar o que os indivíduos dessa geração querem do trabalho. Este estudo considera o conceito teórico de gerações e descreve as características distintivas que diferenciam as gerações Baby Boomers, Geração X e Geração Y. O objetivo deste estudo é observar a existência de diferenças nos valores de trabalho com base na segmentação por gerações e nas características comummente associadas a cada geração, no contexto específico da Administração Pública. É, ainda, objetivo deste estudo observar a existência de diferenças na perceção dos valores de trabalho valorizados pelas gerações e identificar quais os aspetos relacionados com o trabalho que cada geração considera como sendo positivos e negativos relativamente à sua e às restantes gerações. O estudo discute os resultados obtidos através da aplicação de 285 inquéritos a trabalhadores da Administração Pública. Os resultados obtidos evidenciam que não existem diferenças geracionais na graduação de valores de trabalho, contudo existem diferenças na perceção dos valores de trabalho valorizados pelas gerações. As diferenças percebidas podem resultar de crenças sobre gerações cabendo aos gestores de recursos humanos e à liderança intervir para desconstruir estereótipos. O estudo das gerações e da diversidade geracional no local de trabalho revela-se de interesse por ser um contributo para a análise das relações de trabalho, facilitando a compreensão de diferentes atitudes, valores e comportamentos dos trabalhadores de cada geração e por fornecer elementos para desenvolvimento de estratégias de trabalho em equipa.
- A análise da relação entre engagement, meaning, decent work e satisfação com a vida no teletrabalho na época do COVID-19Publication . Carvalho, Luan de Lima Aoki; Vieira, Luís SérgioO decent work é uma componente fundamental na área do desenvolvimento da carreira, e o qual requer uma maior exploração ao nível do seu impacto na vida dos colaboradores. Todavia, a pandemia associada ao SARS-CoV-2 trouxe novos desafios ao mundo do trabalho, sendo este adaptado a novas modalidades como, por exemplo, o trabalho remoto e o teletrabalho. O objetivo do presente estudo é verificar se há correlações entre as variáveis decent work, engagement, meaning e o teletrabalho e, em que medida, essas variáveis se correlacionam entre si e impactam a satisfação com a vida dos trabalhadores. De forma a analisar os possíveis impactos, recorreu-se a aplicação de um questionário online para avaliar os níveis de satisfação com a vida, engagement, meaning e de decent work, percepcionados na execução dos trabalhos na modalidade à distância. Para analisar os resultados obtidos, recorreu-se a análise descritiva dos dados, ao modelo bifatorial de correlações (ANOVA) e, por fim, ao Modelo de Equação Estrutural - MEE (Structural Equation Modeling – SEM). Os resultados obtidos demonstraram haver correlações significativas entre as variáveis em estudo, podendo influenciar diretamente a satisfação com a vida dos colaboradores. São discutidas as limitações do estudo e formuladas algumas sugestões orientadoras para investigações futuras.
- Análise temática da interação terapeuta-cliente: identificação das intervenções terapêuticas que potenciam a experiência emocional do clientePublication . Cruz, Sara Peralta da; Janeiro, Luís de BritoA Terapia para a Fobia aos Afetos preconiza que o sucesso terapêutico é determinado pela experiência emocional vivida na sessão pelos clientes. Apesar desta expectativa, as investigações até à data não determinam quais as intervenções terapêuticas que melhor potenciam essa experiência. O presente estudo pretendeu avaliar o tipo de intervenções terapêuticas que potenciam a experiência emocional nos clientes. Para o efeito, foram ouvidos e cotados 70 extratos de cinco minutos, a partir das sessões 2, 5 e 10 de cinco clientes (Midade = 24,6 anos; 60% do sexo feminino). As sessões das quais foram obtidos os extratos foram previamente cotadas com as subescalas da Escala de Aquisição dos Objetivos Terapêuticos para diferenciar em que situações o cliente revela Experiência dos Afetos (Ativadores) ou Afetos Inibitórios. A Análise Temática, à qual os dados foram submetidos, resultou em 2405 momentos, que deram origem a nove temas de intervenção terapêutica, com dois a sete códigos cada. Verificou-se que os terapeutas recorrem a fatores específicos num contínuo entre suporte e expressão, e comuns, maioritariamente a Demonstração de Atenção, o tema mais frequente. O Encaminhamento de Conteúdo é a intervenção que mais parece potenciar a experiência emocional, em particular, intervenções em que o terapeuta Convida a Clarificar e Questiona Detalhe. As intervenções que parecem resultar em mais afetos inibitórios foram as de Trabalho de Insight, sobretudo as centradas na Interpretação. Seguiram-se o Reforço dos Ganhos, particularmente os códigos Enfatiza e Celebra Aprendizagem e Consolida Aprendizagem. Foram ainda identificados dois temas relativos ao tópico e à postura, cada um com cinco códigos. No que concerne a estes temas, o Trabalho sobre o Self e a Postura Confrontativa parecem resultar em afetos inibitórios. Os dados encontrados possibilitam uma maior compreensão face às intervenções terapêuticas, temáticas e posturas que potenciam ou inibem a experiência dos afetos nas sessões.
- A ansiedade face à morte como preditora da paixão pelo trabalho: perspetiva da teoria de gestão do terrorPublication . Morais, Ana Lúcia Bernardo; Sousa, Cátia; Gonçalves, GabrielaDiversos estudos demonstram que o ser humano recorre a diferentes mecanismos para lidar com a ansiedade face à morte, nomeadamente quando a mortalidade é mais saliente. O indivíduo crê na sua eternidade através de aspetos valiosos (materiais, intelectuais, filhos, etc.) que continuarão a existir depois de morrer, esses aspetos são prolongamentos de si próprio sendo que várias perspetivas e teorias assentam na importância que o trabalho tem para o indivíduo. A presente investigação tem como objetivos: 1) analisar as características psicométricas do inventário – “Threat Buffer Inventory” ; 2) avaliar, com recurso ao inventário da Teoria de Gestão do Terror, em que medida a ansiedade face à morte prediz a paixão pelo trabalho. O estudo foca-se na ansiedade face à morte, bem como na Teoria da Gestão do Terror e na paixão harmoniosa e obsessiva no trabalho moderadas pela centralidade. A amostra é composta por 326 indivíduos, dos quais 67.9% são do género feminino e 32.1% do género masculino, com uma média de idades de 39.16 anos. A centralidade modera a paixão harmoniosa e obsessiva no trabalho, e que o modelo desenvolvido referente ao inventário da Teoria da Gestão do Terror é mais ajustável que o original. O inventário adaptado à população portuguesa apresentou bons valores de consistência interna em todos os fatores. Em síntese, o estudo permite uma melhor compreensão do comportamento humano, fornecendo insights sobre as motivações e emoções que influenciam o comportamento das pessoas no contexto do trabalho.
- Antecedentes do capital psicológico positivo: variáveis individuais, sociais e organizacionaisPublication . Baptista, Rita Isabel Adrião Guia Moreira; Viseu, JoãoA sofisticação tecnológica já não é um fator suficientemente distintivo entre as organizações. Por este motivo, estas devem cada vez mais direcionar o seu foco para um outro recurso que, ao contrário dos recursos tecnológicos, é intangível, raro, único e de difícil replicação: os recursos humanos. Comparados aos tradicionais recursos físicos, estruturais e financeiros, as características individuais e estes recursos não são facilmente replicáveis pelos concorrentes, tornando-se num tipo de capital valioso. No âmbito da crescente investigação neste campo, surgiu o construto de capital psicológico positivo (PsyCap), que será analisado na presente dissertação. O PsyCap tem sido associado a relevantes resultados para as organizações, manifestados através de atitudes e comportamentos considerados desejáveis. Apesar disto, verificou-se que não se têm analisado os fatores que antecedem o PsyCap e que têm um especial impacto na forma como este se manifesta nos trabalhadores. Deste modo, é importante conhecer quais os fatores que antecedem este conceito, para que assim, mais facilmente, se desenvolvam intervenções e práticas que o incrementem. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 520 trabalhadores portugueses (M = 33.77 anos; DP = 20.63), 42.4% do sexo feminino (n = 220) e 56.3% (n = 293) do sexo masculino. Os objetivos específicos foram testar se um conjunto de variáveis, individuais, sociais e organizacionais, poderiam ser consideradas como antecedentes deste conceito. Os conhecimentos adquiridos pretendem conceder suporte teórico a uma gestão mais eficiente dos recursos humanos, com base nos seus recursos psicológicos positivos, sustentando intervenções junto dos colaboradores ou guiando os líderes a adotarem um estilo que melhor impulsione o surgimento nos mesmos.
- A aplicação da teoria do comportamento planeado na intenção de vacinação e a análise da influência da confiança nas organizações oficiais e das crenças/ personalidade conspiracional. Um estudo realizado na fase de desenvolvimento da vacinaPublication . Narciso, Raquel Vieira; Giger, Jean ChristopheA hesitação da vacinação é um fenómeno que tem aumentado e que representa uma ameaça para a saúde pública. Durante o panorama pandémico da COVID-19, surgiu em todos os meios de comunicação, muita informação, quer fosse verdadeira ou falsa, bem como se sobressaíram as teorias conspiracionais anti vacina. Acredita-se que a vacina é essencial para a mitigação da pandemia pelo que se tentou neste estudo perceber se os componentes identificados na Teoria do Comportamento Planeado agem como preditores da intenção de vacinação e qual o impacto das crenças conspiracionais na intenção de vacinação. Deste modo, foi feito um questionário a partir das dimensões da Teoria do Comportamento Planeado (TCP), da Escala de Crenças Conspiracionais da Vacinação (ECCV) e do Questionário de Mentalidade Conspiracional, que foi distribuído através das redes sociais e que foi respondido através da plataforma on-line da Google Forms. Responderam ao questionário 208 pessoas com mais de 18 anos, sendo que 78,4% eram mulheres e 21,6% eram homens. Os resultados demonstraram que as Crenças Conspiracionais têm impacto na Intenção de vacinação; que os três componentes da Teoria do Comportamento Planeado são preditores da Intenção; que existe um efeito indireto da Personalidade e das Crenças Conspiracionais na Intenção, sendo estas mediadas pela Atitude, pela Norma Subjetiva e pelo Controlo Comportamental Percecionado e moderadas pela Confiança nas Organizações Oficiais.
- Aplicação de um programa de Intervenção psicoeducativa em idosos institucionalizadosPublication . Dias, Marina Pereira; Martins, Maria HelenaO aumento da esperança média de vida é um marco importante, mas conjuntamente com as baixas taxas de natalidade e fluxos emigratórios, que reduzem o número de jovens em Portugal, acaba por causar grande pressão na população mais envelhecida. Esta extensão do tempo de vida, embora positiva, acarreta várias dificuldades aquando do processo do envelhecimento, dificuldades que não parecem estar a ser prevenidas ou remediadas pela sociedade. O aumento dos défices cognitivos, a diminuição da autonomia e da qualidade de vida dos idosos em Portugal revelam-se grandes obstáculos no caminho para atingir um envelhecimento saudável. A presente investigação tem como objetivo analisar os efeitos de um programa de estimulação física e cognitiva nas capacidades funcionais e cognitivas num grupo de idosos institucionalizados. Para tal, elaborou-se um estudo de caso exploratório, descritivo, transversal e comparativo, do qual participaram 34 utentes do Lar de uma Santa Casa da Misericórdia, com idades compreendidas entre os 69 e os 99 anos (M=86.2; DP=6.8). Os participantes foram divididos de forma aleatória em dois grupos, nomeadamente experimental e de controlo. O grupo experimental participou em 15 sessões de estimulação física e cognitiva. Para analisar os efeitos foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Avaliação da Qualidade de Vida na Doença de Alzheimer, Mini Mental State Examination, Índice de Barthel e Índice de Katz. Estes instrumentos foram aplicados em dois momentos, em ambos grupos, antes e depois do programa de intervenção. Foi também aplicado um questionário sociodemográfico para analisar as características da amostra nomeadamente o género, idade, escolaridade, profissão antes da reforma, estado de saúde e motivos de entrada na instituição. Os resultados da investigação apontam para uma melhoria das capacidades cognitivas dos idosos institucionalizados, relativamente ao grupo experimental, assim como na sua qualidade de vida. De assinalar que as capacidades funcionais apresentaram uma ligeira regressão após o programa de intervenção.
- Apoio às famílias na perspetiva dos profissionais BrasileirosPublication . Vale, Margarete Sampaio; Nunes, CristinaNão existe, até os dias de hoje, uma definição efetiva do conjunto de serviços e de habilidades, nem a sistematização das competências dentro de um quadro conceitual único para servir de estrutura conceitual para profissionais que trabalham ao apoio às famílias e à parentalidade, sem mencionar diretrizes padronizadas. O conhecimento de um modelo de atuação profissional é um ponto de partida para esses conhecimentos de forma a identificar competências, habilidades, sistematizá-las, classificando-as e comparando com diversas outras disciplinas e contextos. Nossa pesquisa tem a proposta de verificar como os profissionais brasileiros percebem esses desafios e os superam. Quais competências, habilidades, processos de aprendizagem e de conhecimento desenvolvem em suas práticas e quais suas perspectivas de suas próprias experiências ao apoio das famílias e da parentalidade.